sexta-feira, 25 de maio de 2012


Centro de Ensino Médio Félix Camoa desenvolve projeto de sustentabilidade

Por Ivanilde Gomes
25/05/2012

Com o objetivo de desenvolver a consciência e a cultura sustentável nos alunos, o Centro de Ensino Médio Félix Camoa, de Porto Nacional, trabalha o projeto de sustentabilidade e conservação do patrimônio escolar, com o tema “A minha escola é tudo de bom”.
Durante a semana da ciência e tecnologia, que aconteceu em abril, foram realizadas as primeiras ações deste projeto e apresentadas na feira de ciência. Ele é desenvolvido de forma interdisciplinar e aborda temas como o lixo, a energia e a água, tendo como foco a conservação e preservação do patrimônio escolar. A proposta inclui trabalhar os conteúdos programáticos das disciplinas de Língua Portuguesa, História, Geografia, Educação Física, Arte e Sociologia contextualizando o tema sustentabilidade, a partir da realidade local.
A fim de sensibilizar a comunidade escolar para a proposta em questão, foi realizada uma campanha publicitária. Os alunos fizeram pesquisas sobre a conservação do patrimônio escolar, registro fotográfico da depredação e vandalismo no ambiente escolar. Posteriormente, produziram banners, floders e filmes de curta metragem. Além disso, foi realizado exposição das experiências referentes aos temas água, lixo e energia.

Estão previstas ainda outras ações, que serão realizadas no decorrer do ano, tais como palestras, curta metragem, estudo de gêneros textuais abordando a conservação e preservação do patrimônio escolar; construção de aquecedor solar com técnicas de reciclagem de garrafas peti; coleta seletiva do lixo; oficina de compostagem; criação de horta orgânica e sistema de captação de água da chuva.

Segundo a professora Marilene Guimarães, a idéia do projeto surgiu a partir do incentivo de trabalhar a Semana da Ciência e Tecnologia, prevista no calendário escolar. Com isso, outras propostas foram surgindo, inclusive, referente à conservação e preservação do patrimônio escolar, devido à escola ter muitos atos de vandalismo. Após realização da campanha o resultado foi ver alunos mais motivados, que passaram até a cobrar dos próprios colegas uma postura diferente. Também divulgam os trabalhos da escola, nas redes sociais. Assim, a escola passou a ser referência para eles.

Para realizar algumas ações que dependem de recursos, a escola está em busca de parcerias.

Alunos  preparando campanha publicitária "preservação do patrimônio escolar"




Seleção do  melhor banner








































Professor orienta alunos na construção do protótipo com bomba de Aríate e apresentação de expriências

























Produção dos alunos







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