sexta-feira, 18 de maio de 2012


Escola de Porto Nacional é premiada no concurso Tocantins sustentável

Por Ivanilde Gomes
18/05/2012

Com o projeto “Viveiro Escolar de Mudas Nativas do Cerrado”, a Escola Estadual D. Domingos Carrerot de Porto Nacional conquistou o 1º lugar, a nível regional, no concurso Prêmio Tocantins Sustentável, edição 2011, e continua concorrendo ao prêmio estadual.

O projeto objetiva conscientizar e estimular alunos do 6º ao 9º ano para a preservação ambiental, através da produção e do plantio de mudas de espécies nativas do cerrado. Várias ações já foram desenvolvidas na escola, entre elas, palestra, aula campo e construção de um viveiro de plantas do cerrado. Além do plantio de mudas no pátio da escola.

Para o aluno Pedro Filho Mendes, 8º ano, com o desenvolvimento e divulgação das ações do projeto na escola, o pensar da maioria dos alunos mudou em relação conservação ambiental, pois já não destroem o que é plantado na escola. “Na trilha ecológica conheci as variedades de plantas do cerrado e também a destruição da natureza com o lixo e área desmatada, depois que conheci me considero apto a cuidar e preservar”, disse.

“Antes conhecia poucas plantas do cerrado, através da palestra, da construção do viveiro já aprendi muito”, afirma Jamile Lima, do 8º ano.

O projeto ajuda em ações do cotidiano dos alunos. Para Douglas Freitas Araujo, do 9º ano, “passei a ter mais responsabilidade com minhas ações, antes não me preocupava muito com o que fazia com o meio ambiente. O projeto ajuda no que devo fazer em relação ao meio ambiente na minha cidade, no meu país e no mundo”, enfatiza.

Segundo a Diretora, Maria Ivone Pereira Marinho, o projeto tem contribuído para a conscientização do meio ambiente, isso é notável na escola. Os alunos cuidam e conservam as plantas do ambiente escolar. Para ela, este projeto vem reforçar o trabalho de preservação do ambiente escolar realizado pelo grêmio estudantil.

A professora, Jania Rodrigues de Souza, destaca, “percebi a consciência ambiental dos alunos, quando começaram a trazer para sala de aula,vários assuntos do cotidiano relacionados ao meio ambiente e colocá-los em discussão. Considero o projeto uma sementinha da consciência ambiental”, ressalta.

O prêmio Tocantins Sustentável é uma iniciativa da Fundação Radiodifusão Educativa do Tocantins (Redesat), com apoio da Secretaria de Comunicação (Secom), Secretaria da Educação ( Seduc), Secretaria do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável ( Semades) e Secretaria de Indústria e Comércio.

Professora Jania

 


 

 

Trilha Ecológica

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Viveiro

 

 

 

 

 

 

 

Alunos: Pedro  Filho e Jamile
Registro fotográfico da escola

 

 

 

 

 

 

 

Aluno  Douglas

 

 

 

 

 

 

 

Escola

 

 

 

 

 

 

 

 

Jardim da Escola

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Um comentário:

  1. Parabéns DDC e Professora Jania pelo excelente trabalho que desenvolveu com os alunos.
    Elisangela Menezes
    Professora Formadora
    NTE Porto Nacional

    ResponderExcluir