sábado, 5 de maio de 2012


Leitura e Sustentabilidade é tema de palestra do segundo dia da Flit em Porto Nacional


Por Ivanilde Gomes
04/05/2012

Na noite de ontem, 04, às 19h 30, no auditório da Feira Literária do Tocantins, Porto Nacional, temáticas como o “Plano Nacional do Livro e da Leitura” e “A Sustentabilidade começa em mim” foram abordados por palestrantes. Participaram do evento professores, diretores de escolas e comunidade em geral.

O Secretario da Educação do Estado, Danilo de Melo, falou sobre o Plano Nacional do Livro e da Leitura. Em sua fala ele destacou a importância de assegurar e democratizar o acesso à Leitura e o livro a toda sociedade. Esta proposta será discutida em cada regional de ensino, colhendo sugestões dos educadores, com o objetivo de construir o Plano Estadual.  Vários eixos do plano apontam ações diversas, entre elas converter práticas sociais de leitura em política de Estado.  

Segundo ele, a juventude é uma janela aberta para muitas oportunidades, envolver os jovens com a arte, a cultura, é uma forma deles não se envolverem com drogas lícitas e ilícitas. E garante investir para que todos tenham acesso ao mundo literário, nas comunidades rurais, indignas e quilombolas.

“O diálogo da música, da arte, da leitura, isso é expressão da literatura. O  país se faz com pessoas, portanto, vamos produzir cultura no nosso Estado para as futuras gerações”, disse Danilo de Melo.

Já no segundo tema, a psicoterapeuta, Irley Hamme, aborda que para pensar sustentabilidade é preciso ter mente e corpo funcionando em harmonia. Segundo ela, a sustentabilidade começa com o autoconhecimento, partindo do equilíbrio de si mesmo para o equilíbrio do universo.


Nenhum comentário:

Postar um comentário