quarta-feira, 20 de junho de 2012


Formação inicial do Programa Brasil e Tocantins Alfabetizado
 
20/06/2012























Maria  Patrocínia

Leitura de cordel


Pensando no que foi falado
Vendo e observado
Cheguei a pensar melhor
Pois no papel tem que cair
O que foi dito e mostrado aqui

Toda equipe que compõe a DRE
Da Secretaria ao Diretor
Tudo sério sim senhor
No analfabetismo
Nunca foi tão sério eu sei
Pois luta e entusiasmo
Nesse povo não faltou
Coragem leva nas veias
Vontade de acreditar
Pois é com letras e números
Que faz o cego  enxergar
Pois nesse mundo de meu Deus
Que tem pena do filho teu
Só assim alfabetizar

A nossa apresentadora
Reny de quem vou falar
Tem peito e boa vontade
Do seu programa mostrar
Levando essa bandeira
E sua equipe faceira
Pra todo e qualquer lugar
Que com toda essa luta
Tenho certeza absoluta
Que ela conseguirá

Você voluntária de honra
Quer seu aluno mostrar
Procure o melhor para ele
Pesquise, calcule e resolva
Levando ele até na lousa
Não esquecendo que Paulo Freire
Quis educar tanta gente
Compare o que ele disse
Que não há saber pequeno nem muito grande
Há saber diferente

Trabalhar 3ª idade
Também não é diferente
Mostrando as letras e contando anedotas
Piadas, poemas e prosas
È o que mais enriquece
O mundo e toda gente

O que mais me marcou nesse dia
Foi quando a aula do dia
Hosana enriquece tudo
Enfeita com alegria
E seria de mentirinha
Na sala, quintal e a cozinha
Levanta a turma em cordel
Brincando, cantando e exercitando
Na cantiga do chapéu

Quando chegou a ladainha
Dos números não pode correr
Hosana aponta alguém
Para as dúvidas recorrer
Errar também é humano
Não vá tampar com o pano
Sejam ágeis pra valer

Quer ver bacana foi quando
Ela veio à tardinha
Alegre e muito faceira
Trazendo bagagens diversas
Pôs ela com muita pressa
Exercícios e dobraduras
E a cantiga da galinha

Nesse mundo em que vivemos
De tudo um pouquinho tem
Gente de toda cor
Religião, costume e saber
E com isto tem gente que até
Paga pra ver o que é
O homem beijando homem
E mulher querendo mulher

No mato vive o matuto
No sertão o sertanejo
Na cidade quem mora é pardal
Como não tenho dúvidas
Estou aqui de passagem
Desse encontro só levo saudades
Pra ter mais aprendizagem

Nessa etapa bem vinda
Eu não tenho o que dizer
Se tivesse alguma dúvida
É só procurar saber


Pra quem está no balcão
Ele leva até você
Ou se você preferir ainda
Vá até a Guilhermina
Que ela tem toda ginga
Com toda doçura e meiguice
Foi o Diretor quem disse
Na DRE não se vê preguiça
Pois todas trabalham em prol
Do educando ao educador
Pode até virar doutor
Para os pais então dizer
Cresço eu
Cresce você
E daí que o cidadão
Tem seu ganho satisfeito
Fazendo seu nome direito
Orgulhando a sua família
Levando a vida em harmonia
Lutando com alegria
Com trabalho noite e dia
Para levar alimento
A sua casa vazia

Autora: Maria Patrocínia Matos Macedo
Alfabetizadora voluntária do Programa Brasil Alfabetizado
Cidade: Brejinho de Nazaré

Um comentário: