terça-feira, 19 de junho de 2012


Professoras da DRE participam do Seminário de combate ao abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes

Por Ivanilde Gomes
19/06/2012


Na manhã desta terça-feira, 19, às 11h, no Centro Cultural Durval Godinho, professoras da Diretoria Regional de Ensino (DRE) participaram da palestra “Violência sexual contra crianças e adolescentes: Defesa e responsabilização”, no VI Seminário Municipal de combate ao abuso e a exploração sexual de crianças e adolescentes.

O tema discutido é um problema mundial e está presente no cotidiano da nossa sociedade, que na grande maioria é praticada dentro dos lares. O palestrante, Danilo Frasseto Michelini, defensor público, aborda que o abuso sexual é praticado por 28% dos familiares; 8% por desconhecido e 40% por conhecidos. Considera que a informação referente à sexualidade ajuda no combate ao abuso e exploração sexual, pois é importante que a criança conheça sua sexualidade desde cedo. Além disso, destacou as conseqüências da violência sexual nos aspectos físicos, psicológicos e moral. Também esclareceu sobre das Leis que garantem a proteção contra o abuso e exploração sexual, entre elas a Constituição Federal; o Estatuto da Criança e do Adolescente e o Código Penal.

Segundo ele, a falta de estrutura da polícia, falta de informações e laudos ineficazes dos  profissionais, que atendem crianças e adolescentes abusadas sexualmente, dificultam a condenação do agressor nos casos de abuso sexual. O crime é um fato social, não acaba, mas pode diminuir. Para isso, é preciso que os profissionais emitam laudos com informações precisas e fundamentadas nas leis, pois assim a justiça  punirá os culpados. Este é um trabalho  que envolve  diversas intuições.




Além disso, há também o papel que cabe às políticas públicas, que é o de promover ações em defesa das crianças e adolescentes. Mas, também, o papel que compete a cada cidadão. Já pensou nas ações que você tem feito para ajudar a combater o abuso e exploração sexual de criança e adolescentes?



Nenhum comentário:

Postar um comentário