segunda-feira, 3 de setembro de 2012

Leitura empolga os alunos no IV dia temático


 
Por Ivanilde Gomes
03/09/2012

Na  última sexta-feira, 31,  aconteceu o IV dia temático sobre a importância da leitura em todas as  escolas de Porto Nacional.  Os alunos se empolgaram com  com a mágia da leitura , da interpretação  músical , teatral e da  dança.

O  projeto de leitura faz parte do cotidiano de algumas escolas, na  escola  Irmã  Aspásia por meio do  projeto “ Viajando na Leitura”  foi desenvolvido o sarau lítero-musical. Os alunos apresentaram  poesias, música, teatro e dança.  Nas  escolas D. Pedro II  e  Ana Macedo   Maia apresentaram ações do Projeto Político Pedagógico. A primeira enfatizou o folclore e a inclusão, com palestras, sussia, teatro, poesias e produção de texto. Já a segunda abordou o folclore brasileiro, as regiões do Brasil, com apresentações de  poesias, músicas, danças,brincadeiras e  finalizaram as apresentações saboreando as comidas típicas de cada região do país.  Na  escola D. Domingos Carrerot, a escritora Reni Gomes Costa  falou sobre a importância da leitura e sorteou  dois livros de poesia de sua autoria. As  demais escolas realizaram também diversas atividades.

Segundo as coordenadoras pedagógicas  da Escola Ana Macedo Maia, Edivalda Ferreira e Maria de Lurdes Teixeira,  com  o trabalho de leitura e produção de texto   perceberam que os alunos estão  mais participativos, motivados para irem a biblioteca e escolherem os livros de interesse deles. Há, ainda,   aqueles que têm pouco interesse pela leitura, que são minoria, por isso precisam investir mais neles.

“ No início da realização dos dias temáticos, percebemos que os alunos  ficavam tímidos, principalmente, os maiores. Mas  com a participação de dois escritores nesses eventos , falando do gosto pela  leitura e escrita, eles sentiram mais motivados tanto para ler quanto para produzir  textos. Percebemos, também, que  para eles conhecerem o  escritor, do qual leram suas obras, é motivo para  sentirem valorizados”, enfatiza a coordenadora pedagógica, Maria das Graças Justino.
 
Depoimentos de alunos  sobre  a leitura

“A  leitura tem me  ajudado em várias coisas em  minha vida como  estudar,  aprender  inglês e espanhol. Quando  leio  me  sinto parte da  história, algumas fábulas  são  lição de vida para mim”, diz o aluno Tales Emanuel da Cunha Aires, do 6º ano da Escola D. Pedro II.

“ Ler  para  mim  é como fazer  uma viagem, onde  aprendo muitas coisas e me preparo para o futuro,” ressaltou o  aluno Higo Micael da Silva, do 6º ano da Escola D. Pedro II.

 “ A  leitura  para  mim  é  um  hábito, gosto  de  ler  porque  fico  por dentro de tudo, com a leitura descobri  muitas coisas na área de ciências e linguagens. Desde pequena tenho um sonho de ser escritora. Então, minha  mãe  dizia para mim:  para ser  escritora,  você  precisa ler muito,”disse Paula Mendes de Oliveira, 8º ano, da Escola D. Domingos Carrerot.

“ Não tenho palavras para  dizer o quanto gosto da leitura, quanto mais leio  mais inteligente e mais solta me sinto”, disse Isadora Souza Honorato, do 4º ano, da Escola Ana Macedo Maia.

“ Ler é muito bom, faz a gente aprender mais, brincar com as histórias e dar mais valor a vida”, disse Marina Aguiar, 3º ano, da Escola Irmã Aspásia.

“A  leitura  me ajuda  a desenvolver mais na escola, soltar mais a voz, fazer reconto.  Na hora da prova quem lê e não compreende, não dá conta de responder a prova”, disse Johnanthan Rhoffnamn Marques do Nascimento, 4º ano, da Escola Irmã Aspásia.


Voluntário da Escola
Segundo Sherlley dos Santos Lima, funcionário e voluntário da Escola D. Pedro II , para ele é  um prazer   contribuir,   nas horas de folga ,  com  treinamento esportivo  para os alunos. Acredita que  com  este  trabalho tem ajudado na disciplina da escola.




 

Nenhum comentário:

Postar um comentário