quarta-feira, 12 de setembro de 2012

Escola Brasil realiza a IV semana de Língua Portuguesa


 
Por Ivanilde Gomes
12/09/2012
 Com  o tema “ Conhecendo a língua e a literatura brasileira através da obra de Monteiro Lobato”, a Escola Estadual Brasil realiza a IV semana de Língua Portuguesa  entre os dias 11 e 14, com  diversas atividades de leitura, produção de texto e interpretação.

Durante a semana, os alunos estudam as obras “Urupês e Sitio do Pica Pau Amarelo” e preparam apresentações de teatro, desenhos ilustrativos, desfile, dança, gincanas literárias e soletrando Monteiro Lobato. Além de participarem de palestras e apresentações culturais por meio da Secretaria da  Cultura de Porto Nacional.
 
A  idéia de realizar o primeiro evento, partiu da professora Andreia Chaves Moura com a Semana Machado de Assis. Segundo ela,  surgiu  da necessidade de inserir a literatura no cotidiano dos alunos. Posteriormente,  o evento  ganha  nova dimensão com a semana de Língua Portuguesa.

Hoje, o evento  gera  expectativas nos alunos.  “Quando  inicia o ano letivo, os lunos  já ficam  perguntando  a data em que acontecerá a semana de Língua Portuguesa e querem saber qual escritor será estudado, muitos querem saber para pesquisar na internet”, destaca o professor de Língua Portuguesa, Richardson Carvalho Melo. 

“Estou  aprendendo  muito sobre a vida de Monteiro Lobato, coisas que não sabia e aprendendo a  ler melhor”, disse Sandra Pereira Martins, aluna do 3º ano.

 A  cébebre  frase  de Monteiro Lobato “Um  Pais se faz com homens e livros” está presente  na vida dos alunos através do  incetivo à leitura, seja na escola, em casa ou por meio de orgãos governamentais e não governamentais. Com isso, tem ampliado  o número de leitores.  Segundo dados da pesquisa do Instituto Pró-livro, em uma mostra estatística que representa 92% da população brasileira, 55% são leitores, o número de livros  lidos por ano  tem aumentado gradativamente, em 2000 era 1,8 livros  por leitor, já  em 2011 chegou a  4,7 livros.





Nenhum comentário:

Postar um comentário