quarta-feira, 12 de novembro de 2014

No Dia do Diretor Escolar, DRGF promove reflexão sobre a profissão


A diretora regional de ensino de Porto Nacional, Inês Maria de Castro, fala aos diretores presentes no evento

Fotos: Divulgação DRGF Porto Nacional

Josélia de Lima / Seduc

Visto como o intermediador entre a comunidade e a escola, os diretores escolares são os responsáveis pela organização, comando e gestão de unidades de ensino em todo o Brasil. Nesta quarta-feira, 12, é considerado o Dia do Diretor Escolar e, como forma de comemorar o dia e lembrar a dedicação destes educadores, a Diretoria Regional de Gestão e Formação (DRGF) de Porto Nacional realiza um encontro com os 47 gestores de escolas da região. 

O objetivo do encontro, que está sendo realizado durante todo o dia na sede da DRGF, é promover uma troca de experiências sobre o trabalho dos diretores de escolas, que atuam na linha de frente no sentido de fazer cumprir as leis e normas na escola, atender pais, alunos, professores e funcionários, além de primar pela execução do Projeto Pedagógico da unidade escolar.

A diretora do Centro de Ensino Médio Florêncio Aires, Lúzia Maria Tavares Maciel Luz Costa, aprovou a iniciativa da DRGF de valorizar os diretores de escola. Para Lúzia o principal desafio do profissional na atualidade é despertar no aluno o compromisso pela aprendizagem e atrair a família para a escola. “A nossa principal missão é motivar a equipe de profissionais da unidade escolar para que realizem um trabalho que garanta a excelência dos alunos. Para isso, precisamos de humildade, dinâmica, saber administrar conflitos e saber ouvir”, frisou. 

Marleide Aires de Souza Oliveira, gestora da Escola Estadual Dom Pedro II, de Porto Nacional, destaca o perfil do gestor. Segundo ela, o maio desafio do diretor da escola é promover a parceria entre a unidade escolar e a comunidade. “É um profissional que tem que ter responsabilidade, compromisso, seja dinâmico e saiba lidar com os conflitos. Nós que atuamos numa escola de tempo integral, percebemos que a família transfere à escola a responsabilidade de formação dos filhos, a família também precisa fazer a sua parte”, explicou.

Para a diretora regional de Ensino, Inês Maria de Castro Oliveira, o encontro promovido pela diretoria regional de Porto Nacional, além de comemorar o dia do diretor escolar, serve como forma de planejar as matrículas de 2015. “Este é um momento de comemorarmos, promover a uniformidade no trabalho de ensino e aprendizagem e ouvir as pessoas que trabalham na ponta”, contou.

DRGF
A DRGF de Porto gerencia escolas públicas estaduais de Brejinho de Nazaré, Chapada da Natividade, Fátima, Ipueiras, Monte do Carmo, Natividade, Oliveira de Fátima, Pindorama, Ponte Alta do Tocantins, Porto Nacional, Santa Rita do Tocantins, Santa Rosa e Silvanópolis.



A diretora do CEM Florêncio Aires destaca a importância da valorização da atividade dos diretores de escola

Diretora do Colégio Dom Pedro II, Marileide destaca que o maior desafio é integrar a escola e a comunidade escolar
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário