quinta-feira, 4 de dezembro de 2014

DRE de Porto Nacional promove seminário de avaliação do Pnaic


Mais  de cinquenta professores compartilham experiências vivenciadas
 no cotidiano escolar

Por Ivanilde Gomes

 A diretoria regional de ensino (DRE), de Porto Nacional, promoveu nesta quinta-feira, 4, seminário com metodologias diferenciadas desenvolvidas em sala de aula. O evento finaliza as atividades do programa Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (Pnaic), que contou com a participação de 52 professores de 13 escolas da rede estadual de ensino.

Conforme a orientadora de estudo da DRE, Raquel Rodrigues Alves, os professores que atuam no 2º e 3º ano do ensino fundamental, finalizam a formação do Pnaic socializando as experiências exitosas trabalhadas no cotidiano escolar. “É um grande aprendizado a descoberta de trabalhar a matemática com o concreto”, disse. 

Com o foco na matemática, os professores apresentaram trabalhos que envolvem desde jogos, mercadinho, brinquedos com materiais reciclados e sustentabilidade. 

Cheila Cacia Aires da Silva, professora do 2º ano, do Centro de Ensino Professor Florêncio Aires, conta que para resgatar brincadeiras de antigamente trabalhou com material reciclado, brinquedos como pé de lata, vai e vem e pião . “O resultado foi gratificante aprenderam formas geométricas, grandezas e medidas com a mão na massa”, destacou a professora.

Já a professora Sara Soares Tavares, da Escola Estadual Alcides Rufo, Ponte Alta, ressaltou que as experiências vivenciadas é resultado do que aprendeu no Panaic.Várias atividades foram desenvolvidas durante o ano com sucesso. Dentre elas, ela destaca o mercadinho. “Com ele trabalhei sistema monetário, que melhorou a participação e o aprendizado dos alunos”, disse.

Painc
As formações do Pnaic iniciaram em 2013, na área de linguagens (alfabetização e letramento), já em 2014 o foco das atividades foi na área da matemática. O programa atende estudantes do 1º ao 3º ano do ensino fundamental.  
                                                            Raquel Rodrigues Alves

                                                             Cheila Cacia Aires da Silva
                                                                 Sara Soares Tavares

Nenhum comentário:

Postar um comentário