quarta-feira, 6 de março de 2013

DRGF propõe ações de incentivo à leitura para funcionários e professores



Por  Ivanilde Gomes
06/03/2013
A   célebre  frase  de Monteiro  Lobato “um  país  se  faz  com  homens  e livros”, ele elucida que  é  por  meio da leitura que  se constrói um mundo de conhecimentos e valores. A Diretoria Regional de Gestão e Formação (DRGF) com  o  próposito de incentivar  o hábito da leitura entre  funcionários e professores mantêm  a  biblioteca “Irmã Marta Maria Amaral Mesquita” com  mais de 1.800 exemplares.
 

  uma  diversidade  de  livros para  todos  os  gostos, saboreá-los é  uma opção disponível  a  todos. São livros da área educacional,  de Literatura Brasileira, juvenil, infanto – juvenil, poesia, crônicas, romance, economia, entre outros.

Conforme  dados  da pesquisa Retratos da Leitura no Brasil, do Instituto Pró – Livro,  3ª edição,75% dos entrevistados lê mais por prazer e 64% tem  como motivação para ler um livro  a atualização cultural e conhecimentos gerais. Além  disso, a pesquisa aponta que 45%  consideram que o professor ou professora influenciou  o leitor a ler um livro. 

  mesmo  um espaço educativo e interativo pode motivar  crianças, jovens e adultos ao mundo da leitura, seja no lar, no trabalho ou na escola. O contato com as  redes de comunicação pode até  propocionar conhecimentos e cultura,  mas nada substitui o prazer do contato com o livro.

A  Assessora Regional Pedagógica, Inês Maria de Castro  Oliveira, pretende dinamizar a biblioteca com ações de incentivo à leitura, “vamos criar um ambiente favorável de leitura tanto para os funcionários, quanto para o público externo, através do círculo do livro e leitura de jornais. Temos, ainda, a intenção de fazer assinatura de uma revista de grande circulação nacional e outra específica para o professor,”disse.

Em sua última entrevista,  na Record – Jovem Pan, Monteiro Lobato, respondeu a pergunta - o que um jovem deve fazer para se tornar um escritor como o senhor? “Crescer e aparecer”. Com  esta  resposta  ele  demonstrou que para  crescer  é  preciso ter  conhecimentos e  qualidades para  demonstrar  isso na  prática, escrevendo.

“Para   mim a leitura é aperfeiçoamento pessoal e prazer. Tenho sede de leitura, acredito que quem lê mais, dá  um salto na vida. E  a  biblioteca da Diretoria  pode se tornar referência para a comunidade de Porto Nacional, pois a DRGF é  um  espaço de educação para ampliação de conhecimentos”, enfatizou  a professora Albanita Barreira Soares.

A  biblioteca  está  aberta  no horário de 12h30 às 18h30.


Nenhum comentário:

Postar um comentário