terça-feira, 21 de junho de 2016

Como participar do Projeto Shakespeare com seus alunos

Em 2016, a Inglaterra relembra os 400 anos da morte de um dos escritores mais renomados de todos os tempos: William Shakespeare. O British Council resolveu levar essa homenagem além e está promovendo um concurso no Brasil inteiro para estudantes e professores.
O objetivo do concurso “Shakespeare Hoje” é não apenas divulgar ainda mais a obra do escritor, mas também fazer com que mais alunos se interessem por suas histórias e estimule sua criatividade.
O British Council é uma organização internacional sem fins lucrativos para relações culturais e oportunidades educacionais com forte presença em vários países. Agora, eles firmaram essa parceria com o Brasil, já que depois de uma pesquisa, o país ficou em terceiro lugar entre os que mais admiram e compreendem Shakespeare.
Concurso sobre Shakespeare
Para participar do concurso “Shakespeare Hoje”, estudantes dos ensinos Fundamental II e Médio de escolas públicas e particulares, devem fazer grupos de até cinco pessoas, coordenados por um professor.
Cada grupo precisa produzir um vídeo com o tema “Por que Shakespeare continua atual?” de no máximo quatro minutos, explorando textos e personagens do escritor, e colocar no YouTube com a hashtag #ShakespeareLives.
Em seguida, é só preencher o formulário no site do projeto e incluir o link para o vídeo. Isso deve ser feito até o dia 28 de outubro.
Premiação do concurso
Os estudantes vencedores do concurso “Shakespeare Hoje” receberão vales-presente no valor de mil reais cada. Já os professores campeões ganharão uma viagem para Londres.
Para ajudar os professores a coordenarem os grupos, o British Council disponibiliza um material didático chamado “Shakespeare Vive nas Escolas”, que possui uma versão em inglês e português.
Gostou da ideia? O concurso é uma grande oportunidade para se aprofundar no mundo de Shakespeare e se divertir e aprender com seus alunos.


Fonte: http://canaldoensino.com.br/blog/como-participar-do-projeto-shakespeare-com-seus-alunos em 21 de junho de 2016.

segunda-feira, 23 de maio de 2016

Conheça o mapa-múndi digital do IBGE

Quando você precisa saber qualquer tipo de informação sobre algum país, provavelmente, você recorre a uma pesquisa básica na internet, não é? Pois o IBGE facilitou esse trabalho. O Instituto criou um site, como um verdadeiro mapa-múndi digital, com todo tipo de informação sobre todos os países do mundo.
Trata-se do site Países@, feito e complementado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, o IBGE.
Mapa-múndi digital
É bem fácil de pesquisar neste mapa-múndi digital. Basta clicar sobre o país desejado para já obter as informações básicas como:
·         Localização;
·         Capital;
·         Extensão territorial;
·         Idioma;
·         População total;
·         PIB;
·         Moeda;
·         Histórico;
·         Bandeira;
·         Mapa mais detalhado e fotos.
Mas se quiser saber informações aprofundadas, é só clicar nos links acima da página para saber sobre:
·         Divisão da população;
·         População residente em área urbana e rural;
·         Densidade demográfica;
·         Índice de desenvolvimento humano;
·         População com acesso a água potável e rede sanitária;
·         Taxa de alfabetização;
·         PIB per capita;
·         Gastos públicos com educação e saúde;
·         Taxa de importação e exportação;
·         Número de computadores, linhas telefônicas e acesso a internet;
·         Áreas protegidas do meio ambiente;
·         Áreas cultivadas;
·         Produção de petróleo.
Há ainda uma seção muito interessante em que os países definem seus objetivos do milênio em relação a 8 problemas mundiais como “erradicar a extrema pobreza e a fome”, “universalizar a educação primária” e “reduzir a mortalidade na infância”.
Todos os dados disponíveis podem ser baixados para o seu computador no formato Excel ou podem ser impressos na hora.
Não é necessário fazer cadastro. Todas as informações são disponibilizadas gratuitamente.
mapa-múndi digital do IBGE é uma ótima dica para quem precisa estudar para todo tipo de prova como vestibularesEnem e concursos. Serve também como fonte de pesquisa confiável para trabalhos e monografias ou apenas como fonte de conhecimento complementar – ou apenas, curiosa – para todas as pessoas.


Fonte: http://canaldoensino.com.br/blog/conheca-o-mapa-mundi-digital-do-ibge, em 23 de maio de 2016.

Curso sobre Zika Vírus online gratuito para escolas

Com muitas doenças propagando-se com uma rapidez assustadora, algumas não eram de domínio popular, até o ano passado, por exemplo, o melhor jeito de prevenir é a educação. Tanto crianças, quanto adultos devem aprender sobre a situação para que possam evitar e tratar, quando necessário. Trazemos aqui uma dica de um curso sobre o zika vírus para escolas.
O zika vírus é uma infecção transmitida pelo mosquito aedes aegypti, o mesmo que também propaga a dengue e a febre chikungunya.
Este curso online gratuito será de grande utilidade para informar e educar crianças e adolescentes em idade escolar, para que o mosquito seja combatida e a doença erradicada.
Curso grátis sobre o Zika Vírus
Este curso gratuito é composto por seis aulas direcionadas aos professores para que possam repassar seu conhecimento aos alunos. O biólogo Átila Iamarino fala sobre transmissão, dispersão, sintomas e complicações para o corpo humano.
Confira como estão dividas as aulas:
·         Aula 1: o vírus Zika
·         Aula 2: mosquito Aedes
·         Aula 3: boatos sobre o Zika
·         Aula 4: mosquito transgênico
·         Aula 5: o Zika no Brasil
·         Aula 6: Zika vírus na escola
Não é necessário fazer inscrição para este curso online. Basta acessar o site da Univesp TV, escolher o de sua preferência e começar a assistir as aulas.

Professor: não deixe de passar essa oportunidade de educar ainda mais seus alunos sobre um assunto tão importante como o zika vírus, o que ajudará no conhecimento da doença e também na prevenção do vírus.

Fonte: http://canaldoensino.com.br/blog/curso-sobre-zika-virus-online-gratuito-para-escolas, 23 de maio de 2016.