quarta-feira, 17 de dezembro de 2014

Técnica da DRE participa de encontro nacional sobre censo escolar em Fortaleza


Foto:  Divulgação
Por Ivanilde Gomes

A técnica do Censo Escolar da diretoria regional de ensino de Porto Nacional, Leekenia Aires de Oliveira Lopes, participou de encontro nacional do Censo Escolar da Educação Básica, em Fortaleza. O encontro contou com a participação de equipes censitária de todo o Brasil e representantes do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisa (Inep), Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica (Fundeb, coordenadora nacional do Censo Escolar e secretários de educação.

Durante o evento, que aconteceu no período de 9 a 12 de dezembro participou de palestras e debates sobre o novo sistema Educacenso.
 




Escola Família Agrícola celebra 20 anos de existência com o IV seminário da pedagogia da alternância


Foto:  Divulgação da Escola
                          
Por Ivanilde Gomes

Com o tema 20 anos de Escola Família Agrícola (EFA) em Porto Nacional,“Conquistas e desafios”, a unidade escolar realizou o IV Seminário da Pedagogia da Alternância e celebrou os 20 anos de existência.  O evento fez parte da 34ª Semana da Cultura, e contou com a participação de estudantes, comunidade, visitantes e convidados da Áustria.

Conforme o diretor da escola Ozéias Neres de Cerqueira, o seminário aconteceu no dia 10 de dezembro. Na ocasião, foi abordado os avanços do trabalho educacional, bem como os desafios, entre eles inovação da pedagogia da alternância, implantação de novos cursos, manutenção das estruturas da EFA e da proposta pedagógica com foco na questão agroecológica e valorização da economia solidária, alfabetização e letramento dos estudantes que ingressam na EFA.

Ainda segundo o diretor, o seminário também serviu para fazer uma avaliação dos serviços prestados. “Ao longo dos 20 anos, a escola aumentou o nível de escolarização dos camponeses e avançou no processo de organização comunitária e infraestrutura”, pontuou o diretor.

De acordo o ex- aluno da escola, Marcos Aurélio da Silva, que hoje é universitário do curso de Agronomia, a escola ajudou a ter uma visão de mundo melhor, dar mais valor as atividades do campo, além de ter contribuindo para seu desenvolvimento pessoal. “Aprendi na escola a ter amor pelas causas sociais, quando me formar pretendo trabalhar com agricultura familiar, destacou o estudante.

Participaram também do evento Martin Fuchs, Eva Rinner, membros do Grupo de Solidariedade da cidade de Gratz, Áutria, professora Kris Meirhaeyhe e uma estudante estagiária da Universidade Católica de Leuven, Bélgica, professor doutor José Pedro Cabrera (UFT), e representante do Movimento dos Atingidos por Barragem, Cirineu da Rocha e colaboradores da EFA.

EFA
A escola iniciou suas atividades em 1994 com o ensino fundamental. Posteriormente, passou ofertar ensino médio básico, curso técnico em agropecuária. Mais de mil estudantes concluíram cursos nesta instituição. Atualmente, são ofertados os seguintes cursos: ensino fundamental, curso técnico em agropecuária integrado ao ensino médio, curso técnico em agroecologia integrado ao ensino médio, magistério, além de cursos de formação inicial continuada para agricultores familiares. Ao todo, são 476 estudantes provenientes de 383 famílias oriundas de 42 municípios e 96 comunidades organizadas em 65 Associações, 3 Cooperativas e vários Sindicatos de Trabalhadores Rurais.

Vários projetos são desenvolvidos na escola, tais como Cadeias Produtivas na Agricultura Familiar, Projeto de Pesquisa com Unitins, Mais Educação, Programa Ensino Médio Inovador (Proemi), Programa Nacional de Educação na Reforma Agrária (Pronera). Nestes 20 anos, a EFA já participou de viagens de intercâmbio estadual, nacional e internacional
.
A unidade escolar é mantida pela Secretaria de Estado da Educação e Cultura e Comunidade de Saúde Desenvolvimento e Educação (Comsaúde). Conta também com apoio de parceiros de diversas instituições nacionais e internacionais.


quinta-feira, 4 de dezembro de 2014

DRE de Porto Nacional promove seminário de avaliação do Pnaic


Mais  de cinquenta professores compartilham experiências vivenciadas
 no cotidiano escolar

Por Ivanilde Gomes

 A diretoria regional de ensino (DRE), de Porto Nacional, promoveu nesta quinta-feira, 4, seminário com metodologias diferenciadas desenvolvidas em sala de aula. O evento finaliza as atividades do programa Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (Pnaic), que contou com a participação de 52 professores de 13 escolas da rede estadual de ensino.

Conforme a orientadora de estudo da DRE, Raquel Rodrigues Alves, os professores que atuam no 2º e 3º ano do ensino fundamental, finalizam a formação do Pnaic socializando as experiências exitosas trabalhadas no cotidiano escolar. “É um grande aprendizado a descoberta de trabalhar a matemática com o concreto”, disse. 

Com o foco na matemática, os professores apresentaram trabalhos que envolvem desde jogos, mercadinho, brinquedos com materiais reciclados e sustentabilidade. 

Cheila Cacia Aires da Silva, professora do 2º ano, do Centro de Ensino Professor Florêncio Aires, conta que para resgatar brincadeiras de antigamente trabalhou com material reciclado, brinquedos como pé de lata, vai e vem e pião . “O resultado foi gratificante aprenderam formas geométricas, grandezas e medidas com a mão na massa”, destacou a professora.

Já a professora Sara Soares Tavares, da Escola Estadual Alcides Rufo, Ponte Alta, ressaltou que as experiências vivenciadas é resultado do que aprendeu no Panaic.Várias atividades foram desenvolvidas durante o ano com sucesso. Dentre elas, ela destaca o mercadinho. “Com ele trabalhei sistema monetário, que melhorou a participação e o aprendizado dos alunos”, disse.

Painc
As formações do Pnaic iniciaram em 2013, na área de linguagens (alfabetização e letramento), já em 2014 o foco das atividades foi na área da matemática. O programa atende estudantes do 1º ao 3º ano do ensino fundamental.  
                                                            Raquel Rodrigues Alves

                                                             Cheila Cacia Aires da Silva
                                                                 Sara Soares Tavares