terça-feira, 28 de outubro de 2014

segunda-feira, 27 de outubro de 2014

Alunos do Centro de Ensino Médio Félix Camoa produzem jornal com foco em educação financeira


 Por Ivanilde Gomes

Estudantes do Centro de Ensino Médio Félix Camoa produzem jornais e abordam a temática Educação Financeira, com dicas de economia doméstica.  A sala de aula se transformou numa sala de imprensa, com entrevistas e debates sobre como economizar e gerenciar gastos do cotidiano familiar. 

Conforme a professora, Larissa Carneiro Nonato, a ideia do trabalho com os alunos partiu da necessidade de fazer uma sondagem sobre conhecimentos referentes à educação financeira. “Este foi um passo inicial para despertar os alunos para se educarem financeiramente e modificar hábitos em casa”, disse a professora.

O estudante Sávio Emanuel Francisco Soares disse que quem economiza pode ter uma vida melhor. “Mesmo não tendo muito dinheiro, as pessoas podem economizar e ter sucesso na vida”, disse Sávio.

 “É importante fazer economia para o futuro para cursar uma faculdade”, destacou Lucas Ribeiro Fernandes.

Segundo a estudante, Débora Gonçalves Pinto, a educação financeira não é novidade, pois em sua casa ajuda seus pais no controle de água e luz.

 Ainda segundo ela, recebe pensão alimentícia e cerca de  21% do valor  investe na poupança. “Eu gosto de economizar, todo mês deposito R$ 150 reais na minha poupança”, frisou Débora Gonçalves.

A apresentação dos trabalhos ocorreu na última sexta-feira, 24, na Feira de Ciências. Além disso, temas como sustentabilidade, energia, alimentação saudável, também, foram assuntos apresentados no decorrer do evento, entre outros.
Professora Larissa Carneiro

Estudante Sávio Emanuel Francisco
Estudante Lucas Ribeiro
Estudante Debora Gonçalves
                                                

















sexta-feira, 17 de outubro de 2014

Encontro do Progestão promove reflexão de assuntos do cotidiano escolar


Por Ivanilde Gomes

Professores, diretores, supervisores e coordenadores participaram do último encontro de Capacitação a Distância para Gestores Escolares - Progestão, nesta sexta-feira, 17, durante todo o dia, na Diretoria Regional de Ensino (DRE). O Progestão tem por objetivo a formação continuada do servidor em gestão escolar,  neste encontro o tema abordado foi “Políticas Públicas da Educação”. 

A formação iniciou com homenagem aos professores. Conforme formadora da DRE, Eliziane Alves de Souza, esta é a 4ª edição do programa, que é destinado aos professores da rede municipal. São 10 módulos, que tratam de assuntos do cotidiano da gestão de uma escolar, como avaliação, projeto político pedagógico, gestão democrática, entre outros. Os encontros são presenciais, realizados uma vez por mês. 

Para Cirlene Oliveira Araujo Reis, coordenadora da Escola Municipal Celso Mourão, o progestão é uma formação completa para quem trabalha na área educacional. “O curso superou minhas expectativas”, completou.

“O curso mudou completamente minha vida profissional. No próximo ano irei colocar tudo que aprendi em prática”, disse Adriana Souza Cruz, diretora do Centro Educacional Infantil de Natividade.

Cirlene Oliveira Araujo Reis

Adriana Souza Cruz

Homenagem aos professores com Albanita Barreira












Eliziane Alves de Souza


quarta-feira, 15 de outubro de 2014

Estudantes apresentam cardápios da alimentação escolar em seminário

Por Ivanilde Gomes


Alunos da Escola Estadual Alfredo Nasser, após terem pesquisado e preparado cardápios da alimentação escolar apresentaram um Seminário, nesta quarta-feira, 15, na área coberta da escola.  O evento envolveu alunos do ensino fundamental e médio.

Ao todo, foram vinte cardápios expostos na culminância do projeto “I Seminário de Alimentação Escolar”. Durante a apresentação, os alunos fizeram comparação com os cardápios do teste de aceitabilidade demonstrando os valores nutricionais e calóricos de cada um.

Conforme a diretora da escola, Luzia Lopes de Souza, a ação surgiu da necessidade de divulgar o valor nutricional dos alimentos ofertados na alimentação escolar, bem como os recursos financeiros que a unidade escolar recebe. “Os alunos ao conhecerem o valor nutricional do que estão consumindo na escola levarão esses conhecimentos para seus familiares que favorecerá na mudança de hábitos alimentares”, disse a diretora.

Para a técnica da Alimentação Escolar da Diretoria Regional de Ensino, Helena Gomes Goveia, o seminário é resultado da orientação às escolas para inserção de ações pedagógicas no planejamento escolar. “Com esta ação os alunos aprenderam que o cardápio ofertado é bastante balanceado, isso traz benefícios a eles”, completa a técnica.

“Eu não gostava da sopa de legumes, mas depois de conhecer o valor nutritivo do cardápio, passarei a comer”, disse Naiara Rodrigues Viturino, 3ª série do ensino médio. 

Para Poliana Rodrigues Barbosa, 1ª série do ensino médio, o trabalho ajudou a perceber a importância de uma boa alimentação. “Percebi que as vitaminas que precisava não consumia”, destacou a estudante. 
 
Diretora da Escola Luzia Lopes Souza

Técnica da Alimentação Helena Gomes Goveia

Estudante Naiara Rodrigues Viturino


Estudante Poliana Rodrigues Barbosa




















Legumes  e verduras usadas no preparo do cardápio da sopa de legumes
Apresentação
Apresentação
Apresentação

sexta-feira, 10 de outubro de 2014

Professores e diretores das escolas estaduais de ensino médio recebem capacitação em educação financeira



Comportamento financeiro, poupança, desperdício, investimento foram assuntos discutidos na capacitação em Educação Financeira na Diretoria Regional de Ensino, que aconteceu no dia 9 de outubro. O encontro teve por objetivo sensibilizar professores e diretores das escolas de ensino para a educação financeira.

Além de promover discussões de como usar e aplicar de maneira mais inteligente o dinheiro, os participantes socializaram suas vivências cotidianas.

Para a diretora regional de ensino, Inês Maria de Castro Garção de Oliveira, a educação financeira é uma oportunidade para professores e alunos reconstruírem novos paradigmas financeiros, que levam ao equilíbrio e bem estar das finanças.

Educação Financeira

A orientação de educação financeira será integrada ao currículo escolar a partir de 2015, em três escolas de Porto Nacional.  As primeiras iniciativas da Enef( Estratégia Nacional de Educação Financeira) criada pelo Conef ( Comitê Nacional de Educação Financeira) foi  implantada, em 2010, através do  projeto piloto para 26 mil estudantes da rede pública do Tocantins, São Paulo, Rio de Janeiro, Ceará e Distrito Federal.



Apresentação do Grupo de Teatro Vivart, da Esc. Est. D. Pedro II