quinta-feira, 29 de novembro de 2012

Escola especial renascer comemora seu 8º aniversário



Por Ivanilde Gomes
Com informações da Escola


A Escola Especial Renascer  comemorou o seu 8º aniversário, com o tema “Família na escola” entre os dias 26 e 27, em Fátima. Estiveram presentes pais, alunos, parceiros e autoridades. 

No decorrer do evento,26, diversas atividades foram desenvolvidas por profissionais que prestaram serviços voluntários às famílias apaeanas, entre elas de psicologia, assistentência social, enfermagem, manicure, pedicure  e cabeleireiro, posteriormente, todos se confraternizaram almoçando juntos.

Além disso, houve desfile cívico, no dia 27, com destaque em  carros alegóricos das principais atividades desenvolvida na instituição.


























segunda-feira, 26 de novembro de 2012

Professores participam de curso sobre patrimônio cultural



Por Ivanilde
26/11/2012
Acontece nesta segunda-feira,26, durante todo o dia, no Centro Cultural Durval Godinho, o curso de Patrimônio Cultural e Arqueologia, que prossegue até dia 27 e tem participação de professores das escolas das redes estadual e municipal de ensino e profissionais da área de cultura e turismo.

Com o objetivo de incentivar e desenvolver instrumentos  que propiciem reflexões para a prática da educação patrimonial, os professores participam de palestras  e oficinas com o uso de materiais paradidáticos.

Para o Diretor Regional de Ensino, Washington Frota Martins, o curso é uma oportunidade para os professores trocarem informações sobre o Patrimônio Cultural e Arqueologia de nossa região. “Sabemos da importância do Patrimônio do nosso Estado e  da necessidade de preservação, este encontro contribuirá para reflexão, aprendizagem e consequetemente a valorização da memória e identidade do nosso povo, por parte dos nossos estudantes, “enfatizou.

O encontro faz parte do projeto de Pesquisa Estudos Arqueológicos para Obras de execução da  rodovia TO – 454/455,  realizado pelo Laboratório de Arqueologia do Museu Antropológico do Maranhão  e da Universidade Federal de Goiás ( UFG). 

O evento é uma parceria entre o Laboratório de Arqueologia e a Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, Secretaria Municipal  de Educação de Porto Nacional e a Diretoria Regional de Ensino (DRE).

sexta-feira, 23 de novembro de 2012

DRE participa de noite cultural afro na Escola Dam Pedro II



Por Ivanilde Gomes
23/11/2012

Nelson Mandela ensina valores quando diz “ninguém nasce  odiando outra pessoa pela cor de sua pele, por sua origem ou ainda por sua religião. Para odiar, as pessoas precisam aprender, e se podem aprender a odiar, podem ser ensinadas a amar, com esta proposta a Escola Dam Pedro II, realizou na noite de ontem,22, a Noite Cultural Afro e contou com a  participação  alunos, pais, funcionários, comunidade e técnicos da Diretoria Regional de Ensino(DRE).

A ação faz parte do projeto “Consciência Negra na Escola”, que é trabalhado de forma interdisciplinar em sala de aula, com leituras de textos, produção textual e vídeos. Durante o evento, os alunos expressaram seus conhecimentos, através da poesia, dança dos orixás, teatro, hip hop, desfile da beleza negra, capoeira e samba gafieira. Além disso, houve homenagem ao militante do movimento negro, José Iramar Silva “em memória” e mostra do filme “Serviço de Preto”, do professor Oidê Carvalho.

Segundo a professora Leila Maria Azevedo Machado,  a escola já vem trabalhado esta temática há um bom tempo, no início percebia a resistência de alguns alunos em relação as religiões afro, mas hoje já respeitam. E ressalta a importância da parceria com a assessora currículo de Ensino Religioso da DRE, Maria Eunete Guimarães Tavares nessa proposta. Para ela, este foi um dos melhores trabalhos realizados, por ter  envolvido  todos os alunos. “Eles já estão mais receptivos a esta proposta, é uma colheita, não de 100%, mas percebo neles um pensamento diferente, enfatizou.” 

Estiveram presentes, também, o representantes dos Direitos Humanos no Tocantins, do Instituto Federal do Tocantins ( IFTO) e do Grupo de Consciência Negra do Tocantins - Guconto.








quarta-feira, 21 de novembro de 2012

Grupo balé folclórico do carmo apresenta em Porto Nacional espetáculo de dança



Por Ivanilde Gomes
21/11/2012
Acontece nesta quarta-feira,21,  às 20h30, no auditório Durval Godinho,  em Porto Nacional, o Espetáculo de Dança  Jiquitaia, do  grupo de Dança  Folclórico do Carmo.

A peça  apresentará  a origem  e a tradição  da festa popular   de Nossa Senhora do Rosário , com o ritmo alegre da dança  das taieiras, congos, dançadeiras de tambor, e dos personagens desta  festa, o rei e a rainha,  os “ caretas “e os” sagrados foliões”.  

A  estreia da Jiquitaia ocorreu  no último dia 10, em Monte do Carmo, posteriomente, no Teatro Fernanda Monte Negro em Palmas.  E  Leva ao palco 12 bailarinos e 4 músicos.

Segundo  Maykel Araújo, diretor e coreografo do Balé Folclórico do Carmo, a idéia do espetáculo é mexer com o intimo através de três pontos, a fé, a dor e principalmente a alegria através de um caldeirão de cultura popular do Tocantins.

O espetáculo foi contemplado no edital 2011, prêmio Arnoud Rodrigues , de apoio à  montagem de espetáculo, através do Fundo Estadual de Cultura, patrocinado pela Secretaria Estadual de Cultura e conta com o apoio da Fundação Cultural de Palmas (FCP).

A entrada não será cobrada,apenas, a contribuição de um quilo de alimento não perecível, que será doado a APAE - Associação dos Pais e Amigos dos Excepcionais de Porto Nacional.