quinta-feira, 25 de outubro de 2012

Equipe da DRE fortalece laços de amizade com os colegas



Por Ivanilde Gomes
25/10/2012

Presentes, homenagens e   muita alegria fizeram parte da calorosa confraternização realizada pela equipe da Diretoria Regional de Ensino( DRE) ao colega de trabalho,  Christian Lopes da Conceição e sua noiva Ana Guilhermina, na tarde de ontem,24, no auditório  da DRE. Este encontro teve como objetivo fortalecer os  laços de amizade entre os colegas.

Vários colegas  emocianados   deram depoimentos de como conservar  um casamento feliz;  alguns falaram da importância da vida familiar, outros  se reportaram a versículos biblicos para conservar a tolerância. Assim, a equipe demonstrou o carinho ao colega e compartilhou de um saboroso lanche.

quarta-feira, 24 de outubro de 2012

Professora de Porto Nacional participa de seminário internacional de literatura afrolatina



Por Ivanilde Gomes
24/10/2012

Com  o trabalho intitulado  Literaturas Afro-brasileira e Africanas no contexto do Letramento Literário: o desafio nos livros didáticos de Língua Portuguesa para a 3ª série do Ensino Médio”,  aprovado pela organização do I Seminário Internacional de Literatura Afrolatina – SILIACO, a professora Nelzir Martins Costa, lotada na Diretoria Regional de Ensino (DRE) participa desse evento, que ocontecerá entre os dias 24 a 27 outubro, na Universidade Federal de Uberlândia.



terça-feira, 23 de outubro de 2012

Diretor reúne equipe para falar sobre atos de vandalismo na escola



Por Ivanilde Gomes
23/10/2012

Na manhã desta terça-feira,23, o Diretor Regional de Ensino, Washington Frota Martins, reúne funcionários  para alertá-los  sobre atos de vandalismos na escola.  O objetivo é que estas informações sejam  repassadas às unidades escolares como orientações  no sentido de  precaver  de atos  dessa natureza.

sexta-feira, 19 de outubro de 2012

DRE realiza formação continuada para professores sobre o racismo



Por Ivanilde Gomes
19/10/2012
“ Esta proposta, ao ser trabalhada na escola, deve  partir da alma de cada um, pois a discriminação está presente em todos os ambientes, ela não é só de cor e raça, mas também de  classe social, e todos com o mesmo pensamento nessa ação, vamos combater o racismo,” disse o Diretor Regional de Ensino, Washington Frota Martins, na abertura da 1ª formação continuada sobre o racismo, nesta sexta-feira, 19, no Centro de Ensino Médio Professor Florêncio Aires. A temática é“Educar para a igualdade étnico-racial”.  O evento conta com a participação de professores das redes estadual e municipal.

Com o intuito de contribuir para a erradicação do racismo e a promoção da diversidade no espaço escolar, a Diretoria Regional de Ensino (DRE) por meio do Fórum Regional de Educação e Diversidade Étnico – Racial de Porto Nacional, viabilizam na prática, em parcereria com outras instituições esta formação. Além de atender, também, a proposta  da Campanha   “Tocantins sem racismo”, lançada pela Secretaria da Educação ( Seduc) na Feira Literária Internacional  do Tocantins( Flit).

No decorrer do encontro, o palestrante  Everton dos Andes, abordou sobre os impactos do racismo no processo ensino e aprendizagem e o papel do educador no combate ao racismo. Para ele, é necessário que o professor  estude, tenha conhecimento das estatísticas em relação ao negro, para desmistificar o preconceito e o racismo, e combatê-los na escola. 

Outra palestrante, Maria Eunete Guimarães Tavares, com uma bordagem voltada para a diversidade religiosa no ambiente escolar, destaca “o ser humano é essencialmente  religioso e por falta de conhecimento em relação as manifestações de fé do negro, discrimina, rejeita as religiões de matriz africana e associam a coisas malignas, assim exclui o negro.”

Além disso, os professores participam de oficinas com orientação de como trabalhar o assunto em todas modalidades de ensino, comunidade escolar e famílias, bem como a capoeira na escola. As oficinas são coordenadas pelo Comitê da Campanha Tocantins sem Racismo.

Para a professora Àdila Silva Monteiro, oficineira, “o encontro é uma oportunidade de troca de experiências, conhecer novas visões bibliograficas sobre a temática e apresentar suas práticas trabalhadas em sala de aula”.


quarta-feira, 17 de outubro de 2012

DRE reúne professores para discutir dificuldades de aprendizagem dos alunos



Por Ivanilde Gomes
17/10/2012
Na  manhã  desta  quarta-feira, 17, a Diretoria Regional de Ensino (DRE) por meio do Setor  de Desenvolvimento da Educação e Ensino Integral realizou encontro  com professores, cujo objetivo é   orientá-los a encontrar caminhos para os problemas de  dificuldades de aprendizagem dos alunos. 

Para  discutir  essa temática, a formadora abordou alguns assuntos, entre  eles  o papel do professor, o ensinar e aprender e metodologias de ensino. Além de vídeos e dinâmicas para resgate da autoestima do aluno.

Segundo a formada do ensino especial, Ana Maria Nogueira, a dificuldade de aprendizagem do aluno, primeiramente deve ser trabalhada na  sala de aula pelo  professor com metodologias e atividades diferenciadas e  ensiná-lo estratégias de estudo. Outra  aspecto importante, é o professor acreditar no potencial do aluno, deixar de usar expressões como: “ o aluno não aprende” ou “ “aquele aluno não  vai ser aprovado”, isso rotula o aluno e consequetemente prejudica o seu processo de aprendizagem. Além disso, ressalta a importância do envolvimento de toda equipe educacional nesse processo de acompanhamento ao aluno.