segunda-feira, 30 de abril de 2012


Escritor portuense Edivaldo Rodrigues é o homenageado na Flit de Porto Nacional



Por Ivanilde Gomes
30/04/2012

“O que virá depois? Se as possíveis respostas não satisfazem, estamos realmente diante do surpreendente Edivaldo Rodrigues”, afirma  Pe. Paulo Sérgio Maya Barbosa, no prefácio do livro “o assassinato do presidente”, do escritor homenageado na Flit – Feira Literária Internacional do Tocantins, edição regional de Porto Nacional, que ocorrerá nesta semana, nos dias 03,04 e 05 de maio, na Praça Cultural – Avenida Beira Rio.

Edivaldo Rodrigues nasceu em Anápolis - Goiás, mas vive em Porto Nacional desde pequeno e se considera portuense de coração.  Conhecido por seu jeito simples, ao andar pelas ruas de Porto ouvindo as histórias do cotidiano dos portuenses. E transformando-as em crônicas e romances, com um toque de humor, ousadia e emoção. É formado em Jornalismo e História pela Universidade Federal de Goiás e Pós – Graduado em Comunicação e Marketing pelo ITOP - Instituto Tocantinense de Pós-Graduação.

Na década de 70 mudou-se para Goiás, lá atuou como professor, servidor público do DETRAN, da SANEAGO, assessor governamental, funcionário do Ministério de Minas e Energia e Secretário Municipal de Administração de Porto Nacional. Na área jornalística, colaborou com vários jornais da Capital e interior e em 1987 fundou o Jornal O Paralelo 13, juntamente, com seu irmão, no qual atua como Editor – Chefe, Diretor Executivo e assina colunas, escreve matérias diversas, editoriais, artigos e crônicas. Além disso, é Presidente da Associação Tocantinense de Imprensa (ATI).  É Também membro da Academia Portuense de Letras.

 A sua contribuição literária para a cultura portuense é evidente, das suas obras destaca “O assassinato do Presidente”, seu mais novo romance(2012). Além de “As Crônicas do Paralelo 13” (2002); “Pedras de Fogo” (romance – 2003); “Pelas Ruas e Becos de Porto Nacional” (crônicas – 2004); “Terra dos Coronéis (romance – 2005); “Reminiscências de uma Cidade Esquecida” (crônicas – 2007); “Pontal” (romance – 2008); Um Contador de Causos” (crônicas – 2008) e” Ana Rodrigues: Um exemplo de Vida, entre Dores, Flores e Sabores” (Memórias – 2011).






DRE realiza formação continuada para professores

Por Ivanilde Gomes
30/04/2012

A Diretoria Regional de Ensino realiza formação continuada para professores, com início nesta segunda-feira, 30, até dia 02 de maio, no Centro de Ensino Médio Professor Florêncio Aires, das 8h às 12h e das 14 às 18h.  Participam professores do 1º ao 5º ano, 6º ao 9º ano e do programa gestar.

A formação tem como proposta trabalhar o tema da Feira Literária Internacional do Tocantins (Flit) “sustentabilidade”. No decorrer da formação, os professores irão discutir a escola sustentável na incluso dos conteúdos. Além de analisar dados da situação educacional brasileira do Estado e da política educacional.

Cantinho da Leitura
Um dos objetivos da formação é melhorar a prática do professor em sala de aula, através de reflexões, novas metodologias de ensino e da troca de experiências vivenciadas no cotidiano escolar.

Cantinho da Leitura  e Matemática
Cantinho da Matemática

quinta-feira, 26 de abril de 2012


Confira a programação artística da FLIT de Porto Nacional














03 DE MAIO (QUINTA-FEIRA)
  • Palhaços – Batatinha Frita e Cocada – às 18h
  • Shows com cordelistas
  • Banda dos Fuzileiros Navais – às 19h
  • Genésio Tocantins – às 22h
  • Banda Impacto Latino – às 23h

04 DE MAIO (SEXTA – FEIRA)
  • Palhaços – Batatinha Frita e Cocada – às 16h
  • Shows com cordelistas
  • Grupo de Sússia de Monte do Carmo – às 18h
  • Banda dos Fuzileiros Navais – às 19h
  • Teatro: Os TAWERA (O que é o amor?) – às 20h
  • Show Musical com os artistas da Região: Meyre Almeida, Edson Ferreira, Juarez Falcão Filho, Altamir Moreira, Mestre Nona e Everton dos Andes – às 21h30
05 DE MAIO (SÁBADO)
  • Palhaços – Batatinha Frita e Cocada – às 16h
  • Shows com cordelistas
  • Geraldo Azevedo – às 22h


quarta-feira, 25 de abril de 2012


DRE realiza primeiro encontro presencial do Progestão online

Por Ivanilde Gomes
25/04/2012

A Diretoria Regional de Ensino (DRE) realiza nesta quarta-feira, 25, durante todo dia, na sala da TV escola, o primeiro encontro presencial do Programa de Capacitação a Distância para Gestores Escolares (Progestão online). Participam do encontro diretores de unidade escolar, coordenador pedagógico, professores, secretários e técnicos da DRE.

Neste primeiro encontro, os cursistas recebem informações, da multiplicadora da Seduc Seila Pugas, sobre o curso e as ferramentas de trabalho utilizadas. A duração é 12 meses, carga horária de 300h, com formação presencial e virtual, por meio de acompanhamento dos tutores, telas de conteúdo e interação; biblioteca; fóruns; chats; blog e atividades coletivas.

O curso é estruturado em módulos e disponibilizado pela Secretaria da Educação, via  plataforma da Educação a Distânca (ead), atende 325 cursistas no Tocantins. Tem como objetivo a formação em serviço e a distância, de gestores das escolas da rede estadual de ensino e outros profissionais da educação.

segunda-feira, 23 de abril de 2012


Estão abertas as inscrições para Flit regional



Por Ivanilde Gomes
23/04/2012
Estão abertas as inscrições para Feira Literária Internacional (Flit), nesta segunda-feira, 23, no site da Secretaria da Educação (Seduc). Os profissionais da Educação (auxiliares de serviços gerais, vigias, assistentes administrativos, auxiliares administrativos, merendeiras, técnicos pedagógicos e administrativos, professores e diretores) podem se inscrever até o dia 25, para participarem de palestras e oficinas. Aqueles dos municípios pertencentes à Diretoria Regional de Ensino inscritos até nesta data receberão auxílio financeiro. Após esta data, estará aberta ao público em geral.


Durante a Flit, além do Festival de Artes das Escolas Tocantinenses ocorrerá formação continuada, por meio de palestras, oficinas, mini – curso e workshop. O objetivo é promover o aprimoramento profissional daqueles que atuam na Educação. Ao todo são 130 atividades. Em cada uma delas, o inscrito deverá ter a carga horária de, no mínimo, 8 ( oito) horas, que  terá validade para formação continuada e com direito  a certificado.

 Faça sua inscrição no site http://www.seduc.to.gov.br  e garanta logo sua participação no evento.



sexta-feira, 20 de abril de 2012


DRE realiza encontro com orientadores educacionais


Ivanilde Gomes
20/04/2012

Com o objetivo de discutir e socializar a prática do orientador educacional, a Diretoria Regional de Ensino (DRE) realiza encontro com orientadores educacionais das escolas de Porto Nacional, nesta sexta-feira, 20, durante todo o dia, no laboratório de informática.

No decorrer do encontro, será discutida a proposta de trabalho da orientação educacional, o programa evasão nota zero; projetos amigos da escola; conselho de classe e pré- conselho escolar. Além de formação dos grêmios estudantis e do respectivo plano de ação, bem como as orientações para a prática do trabalho deste profissional no contexto escolar.

Para finalizar, os orientadores irão socializar suas experiências práticas vivenciadas no cotidiano escolar.

quinta-feira, 19 de abril de 2012


DRE participa de campanha contra o racismo

Escrito por Ivanilde Gomes
19/04/2012

A Diretoria Regional de Ensino (DRE) participou nesta quinta-feira, 19, das 8 h às 11h, da campanha contra o racismo, em uma caminhada pelas ruas da cidade e discussão em praça pública, cujo objetivo é combater o racismo e o preconceito.

A campanha faz parte de uma das ações do “Projeto: Paz e Bem: Dialogando novos Caminhos de Participação”, na qual a DRE é parceira. É desenvolvido pela Comunidade de Saúde, Desenvolvimento e Educação (COMSAÚDE) e o Grupo de Consciência Negro do Tocantins (Gruconto), patrocinado pela UNICEF. As ações do projeto envolvem alunos das escolas estaduais e municipais e jovens e adolescentes das comunidades de terreiros (Umbanda e Candomblé) de Porto Nacional.

Durante o evento, alunos e representes de instituições se manifestaram contra o racismo e o preconceito. “Registro aqui minha indignação contra o racismo, principalmente aqueles veiculado pelos meios de comunicação de massa”, afirmou Washington Frota Martins, Diretor Regional de Ensino.

Segundo a representante da UNICEF, Ida Nogueira, o racismo não é só de cor, mas de geografia, em desigualdades e pobreza. Ela fez um apelo ao poder público municipal, que invista em atividades culturais e esportivas para os jovens, pois acredita que garantir políticas de qualidade para a juventude, melhora a qualidade de vida. Na oportunidade, parabeniza Porto Nacional pela iniciativa do Projeto.

Participaram, também, do evento alunos das escolas estaduais, municipais e do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia( IFTO), professores, Grupo de Consciência Negro do Tocantins (Gruconto), COMSAÚDE, movimentos sociais, grupos de capoeira, associação dos artesãos, Arco do Pontal, comunidade de terreiros de umbanda e  Fundo das Nações Unidas para Infância (UNICEF).
 





















quarta-feira, 18 de abril de 2012


DRE faz seleção dos alunos inscritos no Festa

Escrito por Ivanilde Gomes
18/04/2012

Começou nesta quarta-feira, 18, a seleção dos alunos inscritos no Festival de Artes das Escolas Tocantinenses (Festa), na Diretoria Regional de Ensino (DRE). Ao todo são 120 inscritos em várias categorias.

Para participar da seleção, as escolas enviaram as inscrições juntamente com o material produzido pelos alunos nas categorias inscritas teatro, artes visuais e poesia/ oratória. Uma equipe composta de professores de dança, música, teatro, pintura, Língua Portuguesa avaliam os trabalhos atribuindo notas de 0 a 10. Os critérios avaliativos de cada categoria seguem as orientações dos editais publicados, no Diário Oficial nº 3.594, de 23 de março de 2012.
Fonte: Seduc

terça-feira, 17 de abril de 2012


DRE realiza a fase municipal do XXII JET’s



Escrito por Ivanilde Gomes
17/04/2012

A Diretoria Regional de Ensino (DRE) realiza o XXII Jogos Estudantis do Tocantins (JET’s), fase municipal de Porto Nacional, entre os dias 17 e 25, das 13h30 às 17h30, no Centro Olímpico Ademar Ferreira da Silva, Escola Est. Dom Domingos Carrerot e Ginásio de Esportes Ciano Aires da Silva. Participam do evento, alunos das escolas estaduais e particulares.

As disputas acontecem nas modalidades, futsal, voleibol e vôlei de praia, ambos para masculino e feminino, nas categorias de 12 a 14 anos e 15 a 17 anos. Nesta fase, seleciona-se equipes para participarem da fase regional que acontecerá entre os dias 1º e 5 de maio.

sexta-feira, 13 de abril de 2012


DRE prepara formação continuada de Língua Portuguesa e Matemática

Escrito por Ivanilde Gomes
13/04/2012

Muitos pensam que trabalhar na formação de professores é moleza, mas não é, envolve muito esforço intelectual e manual na confecção de material pedagógico. Em meio a letras e números, as supervisoras do Programa Circuito Campeão, da Diretoria Regional de Ensino (DRE) se preparam para realizar a formação continuada de Língua Portuguesa e Matemática, para professores do 1º ao 5º ano, entre os dias 16 e 20, na Feira Literária do Tocantins (Flit) de Dianópolis.

A formação tem como eixo condutor, o tema central da Flit “a sustentabilidade no ambiente escolar”. Na oportunidade, os professores irão discutir a escola sustentável, nos conteúdos abordados. Além de, analisar dados da situação educacional brasileira do Estado e da política educacional.

quarta-feira, 11 de abril de 2012


Concurso nacional trabalha a prevenção ao uso de drogas

Escrito por Ivanilde Gomes
11/04/2012

Fonte: Senad
Com o tema “Prevenção do uso de drogas é compromisso de todos,” alunos do ensino fundamental, anos iniciais e finais, ensino médio  e o público em geral podem participar dos concursos promovidos pela Secretaria Nacional de Políticas sobre Drogas (Senad). As inscrições estão abertas até dia 27 de abril.

O objetivo dos concursos é incentivar a participação dos alunos, na prevenção ao uso das drogas por meio de produção de vídeo inédito (alunos do ensino fundamental 6º ao 9º ano e ensino médio), jingles e fotografia (público em geral) e cartazes (2º ao 5º ano). Cabe ao professor estimular a participação dos alunos em uma dessas categorias.

Há premiação para os vencedores, no concurso de vídeo será premiado um aluno do Ensino Fundamental (6º ao 9º ano) e outro do Ensino Médio, de cada região brasileira, do jingle e fotografia um por região, ambos com o valor de R$ 3.000,00 (três mil reais).

Já do cartaz, haverá premiação para o professor regente da turma, responsável pelo trabalho vencedor em 1º lugar, com uma viagem a Brasília. Para os alunos, a premiação 1º lugar será no  valor R$ 2.000,00 (dois mil reais), 2º lugar R$ 1.500,000 (um mil e quinhentos reais), 3º lugar R$ 1.000,00 (um mil reais). Os regulamentos dos concursos estão no site www.obid.senad.gov.br

segunda-feira, 9 de abril de 2012


DRE realiza abertura da 3ª semana estadual da água

Escrito por Ivanilde Gomes
09/04/2012


A Diretoria Regional de Ensino (DRE) em parceria com a Agência Tocantinense de Saneamento (ATS) realiza nesta segunda-feira, 09, às 14h, no auditório da Câmara Municipal, a abertura da 3ª Semana Estadual da Água.

A programação começa com a abertura oficial, pronunciamento de autoridades, palestra sobre a importância da água, vídeos e entrega de mudas do cerrado e medicinais. No decorrer da semana, acontecerá nas escolas da rede estadual e municipal palestras sobre a água, documentários, visita a Estação de Tratamento de Água e mutirão de limpeza da Avenida Beira Rio.

O encerramento acontecerá no dia 12, das 16h às 17h, na Avenida Beira Rio com plantio de mudas e apresentação da escritora Tocantinense Reny Gomes Costa com a crônica “Planeta Terra”.

Participam do evento, os parceiros, Universidade Federal do Tocantins (UFT), Universidade do Tocantins (UNITINS), Polícia Militar, Saneatins, Secretaria Municipal de Saúde, Secretaria Municipal do MeioAmbiente, Ruraltins, Prefeitura Municipal, Natura Ativa, Comunidade de Saúde Desenvolvimento e Educação (Consaúde), Secretaria Municipal de Educação, Corpo de Bombeiros, representantes do Legislativo, diretores de escolas da rede estadual e municipal



DRE celebra a vida


Escrito por Ivanilde Gomes
09/04/2012

A Diretoria Regional de Ensino (DRE) em comemoração a páscoa, celebra a vida, nesta segunda-feira, 09, no auditório da DRE. Ao som de música, os funcionários cantam e agradecem pela vida.

O momento é de reflexão, alegria e agradecimento, bem como de boas - vindas ao Diretor Regional de Ensino, Washington Frota Martins, que esteve ausente por um mês de licença médica. Na oportunidade, ele recebe homenagens e compartilha com todos de um delcioso café da manhã.
 



terça-feira, 3 de abril de 2012


A Flit regional valoriza  talento dos alunos

Escrito por Ivanilde Gomes
03/04/2012

Valorizar os talentos dos alunos é um dos objetivos da Feira Literária Internacional do Tocantins (Flit), que acontecerá entre os dias 03 e 05 de maio, na Orla, de Porto Nacional.  Podem participar da Feira alunos matriculados nas escolas estaduais, municipais, federal (Instituto Federal do Estado do Tocantins), conveniadas e privadas. O evento é uma iniciativa da Secretaria da Educação em parceria com as Secretarias da Cultura, Juventude e dos Esportes.


Conforme os editais publicados, no Diário Oficial nº 3.594, de 23 de março de 2012, para participar do Festival de Artes das Escolas Tocantinenses (Festa), os alunos podem se inscrever  em várias categorias entre elas, teatro, na modalidade musical, comédia e drama; artes visuais, nas modalidades desenho, pintura, escultura, fotografia e pocket movie; poesia/oratória, na modalidade poesia e oratória – discurso preparado.

 Além disso, dança, nas modalidades, popular/ folclórica Brasileira, ballet clássico, contemporânea livre e de rua, bem como música, nas modalidades canto coral; fanfarra; banda; instrumental; vocal; gospel. Há ainda o Campeonato de Ginástica Rítmica, nas modalidades fita, corda, massa e bola.

As unidades escolares devem, além de, divulgar e incentivar a participação dos alunos, realizarem a seleção dos trabalhos inscritos, em cada categoria. Posteriormente, encaminhar à Diretoria Regional de Ensino (DRE), 20 dias antes da data prevista para realização do evento.

Já estão abertas as inscrições para pré-seleção dos trabalhos, entre os dias 02 e 13 de março, das 14h às 18h, na DRE.