sexta-feira, 24 de abril de 2015

DRE promove I audiência pública de educação

Participação de mais de 500 pessoas

Leitura do Regimento  pela coordenadora regional da Audiência
Autoridades e convidados
Diretora Regional de Educação Domingas da Conceição Ferreira
Apresentação cultural dos estudantes de Brejinho de Nazaré

terça-feira, 14 de abril de 2015

Estudantes da rede pública de Porto Nacional são estimulados ao hábito da leitura




Por  Ivanilde Gomes

Com o objetivo incentivar  a leitura e a produção de textos, Escolas da rede estadual de Porto Nacional  promovem  diversas  atividades  em comemoração ao  dia nacional do livro infantil. A  programação teve  início  nesta segunda-feira, 13.

A  Escola  Estadual Irmã Aspásia, realiza Semana Literária  em homenagem ao escritor Monteiro Lobato com exposição  de livros, teatro, brincadeiras, oficina, conto e  reconto.  A  programação foi organizada pelas bibliotecárias e  faz parte do “Projeto de leitura Viajando na leitura”.

Durante o evento,  estudantes demonstraram satisfação em  representar os personagens da peça teatral “O Tesouro de Emília”, de Monteiro Lobato. Leonardo Bezerra, 4º ano, que representou o autor da peça disse que foi uma grande oportunidade. “Estou muito emocionado de fazer um papel tão importante  como este”, completa. 

Já Flávia Nunes Barreira, 5º ano, contou que gosta muito de ler e foi selecionada para fazer a personagem  Emília. “Ao  fazer   teste e ser escolhida senti  muita emoção”, destaca.    

O professor Kesily Pereira  de Carvalho explicou que trabalhou com os alunos, durante uma semana,  seleção, voz, postura corporal, respeito e como apreciar uma  peça  teatral. No  decorrer das aulas,  foram construindo o  texto juntos e  fazendo  as adaptações.  “Foi  um  desafio, me  surpreendi  com  o  resultado. O teatro contribui muito com a leitura, pois envolve corpo e mente”, enfatizou.

Conforme a bibliotecária Cleone Dorneles, durante a semana, os alunos do 3º ao 5º ano visitam a biblioteca, e são  estimulados a  escolher  um  livro para ler, fazer o reconto e  confeccionar  livrinhos, além de momentos lúdicos com participação de palhaços e entrega de pirulitos.  “Com  um  atrativo diferente acreditamos que os alunos passarão a frequentar a biblioteca e ler mais”, disse Cleone.

A   diretora da escola, Gláucia Conceição Thron, destacou que atividades como esta desperta nos alunos o encanto pela literatura infantil. “Descobrimos novos talentos e consequentemente teremos bons resultados na aprendizagem, pontuou.

No  CEM – Florêncio Aires, que    desenvolve o projeto navegando no mundo mágico da leitura e da criação tem  programação para o ano todo.  Segundo a coordenadora pedagógica, Hosana de Fátima Rodrigues Correia, o projeto é interdisciplinar e envolve  alunos do 3º ao 5º ano com roda de conversa, debate, vídeo, leitura e produção de textos. Durante o bimestre, os alunos estudam Monteiro Lobato, Sítio do Pica Pau Amarelo.

Outras  atividades  também serão  desenvolvidas por outras unidades escolares, tais como  gincana literária, na Escola Estadual Costa e Silva, cantinho da leitura e contação de histórias pela Escola Especial  Mãe Tia Eulina Braga, projeto “tudo  é leitura”, na Escola Estadual Carmênia Matos e apresentação do sítio do pica pau amarelo, na Escola Estadual D. Domingos Carrerot.

Estudante Leonardo Bezerra
Estudante Flávia Nunes Barreira
Estudantes na Biblioteca
Professor Kesily Pereira  de Carvalho

sexta-feira, 10 de abril de 2015

DRE mobiliza diversos segmentos da sociedade para construção do Plano Estadual de Educação

Reunião com diretores da rede estadual e municipal 









Reunião com dirigentes municipais e representantes do Legislativo
Diretora Domingas da Conceição
Eliana Oliveira -  relatora do Eixo 1 - Educação Básica I
Luzirene Matos - relatora do Eixo 2 -  Educação Básica II
Maria Eunete Guimarães - relatora do eixo III Diversidade
César Evangelista- relator do eixo IV - Ed. Profissional, Superior e Tecnológico
Erotildes Nogueira  relatora do eixo V - Formação e Valorização e Carreira

Jemima Barreira - relatora do VI Gestão Democrática e Qualidade da Educação
Thatiania Mallaco - relatora do eixo VII Financiamento da Educação
Giseli Cristine - coordenadora regional das audiências públicas