sexta-feira, 13 de junho de 2014

Diretora apóia e incentiva alunos atletas que participam do Jets na etapa estadual


Por Ivanilde Gomes

Alunos atletas da regional de Porto Nacional que disputarão os Jogos Estudantis do Tocantins (Jets), na fase estadual embarcaram nesta sexta-feira, 13, na diretoria regional de ensino. Os jogos iniciam no sábado, 14, em Palmas.

Ao todo, são 20 alunos atletas que participarão das competições nas modalidades individuais. Antes de embarcar, eles receberam o apoio e incentivo da diretora regional de ensino. “Vocês estão aqui representando os campeões, devem fazer bonito não só nas competições, mas também na participação, no cumprimento das normas e regulamentos”, destacou a diretora Inês Maria de Castro Garção Oliveira.

Os jogos serão realizados no sábado, 14, a partir das 7h30, em unidades escolares da rede estadual de Palmas.



Em reunião de trabalho, diretora foca cumprimento do termo de compromisso


Por Ivanilde Gomes

Os diretores das 46 escolas jurisdicionadas a Diretoria Regional de Ensino (DRE) participaram da reunião de trabalho nesta sexta-feira, 13, com a diretora regional de ensino, Inês Maria de Castro Garção Oliveira, e outros membros da diretoria. Um dos assuntos abordados foi o termo de compromisso entre a Secretaria de Estado da Educação e Cultura e os diretores escolares, além de outros pertinentes a rotina da unidade escolar. 

A diretora Inês Maria ressaltou que o momento seria de reencontro e esclarecimentos, e o termo de compromisso que todos assinariam estabelece as metas e resultados em relação à gestão escolar. “Entre um dos itens que constam do termo, é que devemos estimular a participação dos alunos em concursos e eventos culturais, isso fortalece o trabalho entre a escola e os alunos, disse a diretora.

Durante o encontro, os diretores também foram esclarecidos sobre assuntos como censo escolar, inspeção, diretrizes curriculares, ciclo sequencial de alfabetização, prêmio gestão escolar, programa Mais Educação, prestação de contas, alimentação escolar, frequência, licença prêmio, férias e progressão vertical e horizontal, entre outros.

Para a diretora da Escola Estadual Brigadas Che Guevara, Elizabeth de Oliveira Santos, a reunião foi positiva. “Assuntos que nos alertam e muitas informações boas para o dia a dia do trabalho escolar”, afirmou. 

“Muito estratégica a forma que foi organizada a reunião, com muitas informações boas dentro daquilo que escola está trabalhando”, frisou a diretora Lúzia Maria Tavares Maciel Costa, do Centro de Ensino Médio Professor Florêncio Aires.

Além dos diretores escolares estiveram presentes técnicos da Diretoria e o aluno Yveis Pereira de Carvalho da Escola Estadual D. Pedro II, que declamou uma poesia.

Diretora Elizabeth de Oliveira



Diretora Lúzia Maria Tavares Maciel
O estudante Yveis Pereira


quinta-feira, 12 de junho de 2014

DRE reúne equipe para autoavaliação



 Por Ivanilde Gomes

Com o objetivo de realizar o dia “D” da mobilização de autoavaliação do prêmio de gestão escolar, a Diretoria Regional de Ensino (DRE) reuniu na manhã desta quinta-feira, 12, no auditório da DRE, toda a equipe.

Na oportunidade, os funcionários discutiram e avaliaram o desempenho nas atividades por setor, tendo como parâmetro as seguintes dimensões de gestão: pedagógica, participativa, pessoas, serviços e recursos. 


Equipe se mobiliza com as cores do Brasil




terça-feira, 10 de junho de 2014

Instituições se mobilizam no combate às drogas e a violência em Porto Nacional



Ivanilde Gomes
Alunos do grêmio estudantil, representantes de universidades, diretores de escolas, instituições religiosas e organizações militares se reuniram nesta terça-feira,10, no auditório da Diretoria Regional de Ensino (DRE),em Porto Nacional, para criação de um comitê de combate às drogas e a violência.

Durante a reunião, os participantes criaram  comitês  preventivo, curativo e estratégico, que atuarão com ações integradas no combate a problemática das drogas e violência. A diretora regional de ensino, Inês Maria de Castro Garção de Oliveira, que faz parte do comitê estratégico ressaltou a importância da participação da área educacional. “A educação está  presente em todos os comitês, isso demonstra a nossa preocupação com a segurança e o bem estar dos nossos  alunos”, enfatizou a diretora.

A estudante do grêmio estudantil da Escola Estadual Carmênia Matos Maia, Jheslane Fontoura de Oliveira disse estar otimista com a criação do comitê. “Espero que o comitê ajude a conter as causas da violência e das drogas em nossa cidade”, disse.

 “A sociedade  tem  que  tomar  uma  posição em relação ao combate às drogas e a violência, nada melhor do que começar organizado com  este  comitê”, frisou o diretor da Escola Estadual Carmênia Matos

O pároco da Catedral Nossa Senhora das Mercês, Padre Pedro Nunes de Novais , um dos idealizadores desta mobilização contou que ideia do comitê surgiu das necessidades encontradas na paróquia, ao perceber que seu papel de apoio às pessoas vítimas de violência não poderia ser somente paliativo. “Surgiu, então, o desejo de buscar uma  organização social para curar as causas das  feridas, ouvi escolas e universidades”, disse. Hoje, com a união das escolas, universidades e  organizações civis e militares  brota o desejo de um trabalho permanente com a criação de diversos comitês, completa.


Diretora de Ensino Maria Inês


Estudante do Grêmio Estudantil
Diretor da Escola Estadual Carmênia Matos
Padre Pedro
Equipe  mobilização para criação do  comitê