quinta-feira, 27 de setembro de 2012

Professores de Porto Nacional participam do encontro nacional na área de Língua e Literatura

Por Ivanilde Gomes

27/09/2012

Entre os dias 1 e 3 de outubro, no campus universitário de Marabá,  professores de Porto Nacional participam do encontro nacional na área de Língua e Literatura, e apresentam produções cientifícas e coordenam atividades do evento.

Entre os participantes está a professora  Nelzir Martins Costa, lotada na Diretoria Regional de Ensino, que  coordenará o eixo de Ensino de Literatura na Educação Básica e apresentará o artigo “ Literatura afro-brasileira e africanas: O desafio nos livros didáticos de Língua Portuguesa para a 3ª série do Ensino Médio”.  O outro é  o professor Ms Rubenilson Pereira de Araujo,lotado na Escola Frei Maria José Audrin, que estará   na coordenação do eixo Gramática e Ensino de Língua; Análise do Discurso e Ensino de Língua, também, apresentará sua tese de mestrado “Gênero, diversidade sexual e currículo: Um estudo de caso de práticas discursivas e de (não) subjetivação no ambiente escolar.”

Ambos se inscreveram para participar do evento e foram convidados para coordenar atividades na área de comunicações individuais. Para eles, esta  é mais  uma grande oportunidade na área  profissional.

terça-feira, 25 de setembro de 2012

Escola Alcides Rodrigues realiza concurso de dança



Por Ivanilde Gomes
25/09/2012
Na última sexta-feira,21, a Escola Professora Alcides Rodrigues Aires realizou  concurso de dança com o tema “Corpo e Movimento” , com a participação de todos os alunos da escola. O evento contou com a presença do Diretor Regional de Ensino, Washington Frota  Martins  e  Patrícia Carvalho.

 A professora de Educação Física, Helenice Rocha, conta que para realizar essa ação  com seus alunos, durante dois meses, trabalhou com  aulas  práticas, teóricas e  pesquisa dos diversos ritmos da dança, bem como a conscientização da imagem corporal. Além de montagem das coreografias, no qual contou com o apoio da equipe escolar. Várias modalidades foram apresentadas, dentre elas samba, dança de rua, axé e gospel. Segundo ela, estabeleceu-se regras na  escolha dos  tipos de dança, objetivando, com issoconscientizar seus alunos em relação a valorização do próprio corpo.

“Quando realizamos um evento desse, pensamos na vida do aluno, no que ele pode desenvolver fora da escola. Percebi  com este trabalho que os alunos evoluiram em relação a conscientização da dança e do movimento corporal”, ressaltou a professora.

sexta-feira, 21 de setembro de 2012

Diretores escolares participam de reunião técnica do Programa Bolsa Família




Por Ivanilde Gomes
21/09/2012

A  Diretoria Regional de Ensino( DRE) por meio da Secretaria da Educação realiza reunião técnica intersetorial do Programa Bolsa Família, nesta sexta-feira,21 , das 8h às 12h, no auditório da DRE. E  tem como objetivo capacitar os gestores escolares das redes estadual e municipal e coordenadores municipais do Programa.

No decorrer do evento,  várias temáticas  serão abordadas, dentres  elas  a vulnerabilidade social e suas implicações no desenvolvimento social das crianças e jovens; a saúde como condição para aprendizagem escolar e  acompanhamento da frequência escolar e o processo de inclusão educacional.

Segundo  Adriana Alves Castro Arruda assessora da ASMET – Assessoria aos Sistemas Municipais de Educação, espera-se com esta capacitação reduzir o número de alunos sem informação de frequência escolar ou com baixa frequência, bem como  os “não localizados” nas escolas. Também, contribuir  para inclusão dos alunos, em situação de vulnerabilidade social, na escolas, nos processos de aprendizagem e demais  ações educativas.
A  Secretaria da Educação, em parceria  com a Secretaria do Trabalho e Assistência Social e Secretaria da Saúde  viabiliza  ações na expectativa de melhorar  as condições de vulnerabilidade dos benficiários do Programa  Bolsa Família.

terça-feira, 18 de setembro de 2012

DRE realiza capacitação em tecnologia para equipe diretiva das escolas


Por Ivanilde Gomes
18/09/2012

A  Diretoria Regional de Ensino (DRE) por meio do setor de Informação e Tecnologia na Educação, realiza entre os dias 18 e 19, durante todo dia, na sala da TV escola, capacitação em tecnologia, para diretores, coordenadores pedagógicos e apoio às tecnologias.

A capacitação  objetiva contribuir com a inclusão digital de toda equipe escolar atendida com o Projeto Tocantins Conectado. Além de, dinamizar as práticas pedagógicas por meio de ações que integram as tecnologias educacionais no desenvolvimento do currículo.
 
Há, também, um curso de formação a distância, com encontros presenciais oferecido pela Secretaria  da Educação aos professores do 1º ao 5º ano, do Projeto UCA – Um  Computador por aluno. Em  um dos módulos, eles planejam ações pedagógicas com o uso do laptop.