sexta-feira, 30 de março de 2012


Assessores de currículo participam de webconferência para formação no ambiente virtual


Escrito por Ivanilde Gomes
30/03/2012


Com o objetivo de esclarecer dúvidas quanto à utilização do ambiente virtual de assessoramento curricular e formação (AVACEF), os assessores de currículo da Diretoria Regional de Ensino (DRE) participam de uma webconferência, nesta sexta-feira, 30, na sala da TV escola. Este é um canal de comunicação da Secretaria da Educação com as Diretorias Regionais de Ensino.

No ambiente virtual, os assessores de currículo podem participar de reuniões setoriais, cursos, acessarem material por área de conhecimento e compartilhar informações referente à área educacional.






 







quinta-feira, 29 de março de 2012


DRE participa do lançamento do Plano Estadual Tocantins sem miséria



Escrito por Ivanilde Gomes
29/03/2012

A Diretoria Regional de Ensino (DRE) participou do lançamento do Plano Estadual Tocantins sem miséria, que aconteceu nesta quinta-feira, 29, às 8h30, no Centro Cultural Professor Durval Godinho. Participou do evento, funcionários e a professora, Inês Maria de Castro Garção Oliveira representado a Diretoria.

O Plano Tocantins sem miséria será executado pela Secretaria do Trabalho e da Assistência Social. A Secretaria da Educação é eixo fundamental na realização de ações, com a  implementação de alguns programas, entre eles Mais Educação, Ensino Médio Inovador e Mulheres Mil. Além da articulação com outras secretarias estaduais, municípios, instituições sociais e financeiras, sociedade civil e empresas.  

Segundo Valter Frota, Diretor de Inclusão Produtiva, no Estado  há treze mil famílias com renda zero, estas serão atendidas pelo programa, por meio de políticas públicas.








quarta-feira, 28 de março de 2012


  DRE realiza mobilização para autoavaliação


Escrito por Ivanilde Gomes
28/03/2012

A Diretoria Regional de Ensino (DRE), por meio do Setor de Desenvolvimento da Educação e Ensino Integral realiza reunião para autovaliação, nesta quarta-feira, 28, no auditório da Diretoria. Participam todos os funcionários da DRE, cujo objetivo é orientar e sensibilizá-los para autovaliação.

 A autoavaliação é pré-requisito para uma gestão democrática. Durante a reunião, a equipe do Setor da Educação e Ensino Integral enfatiza a importância da autoavaliação no contexto da DRE. Posteriormente, orienta sobre as dimensões, nas quais será avaliada por cada setor, gestão pedagógica, participativa, gestão de pessoas e gestão de serviços, bem como a elaboração do plano de melhoria do setor.

Na oportunidade, alguns funcionários expressaram as dificuldades encontradas em relação ao trabalho desenvolvido. Para Alessandra Fernandes da Silva Cintra, responsável pelo Setor da Educação e Ensino Integral, “ao fazer a autoavaliação deve-se pautar pela ética e não perder o foco da autoavaliação, cada setor fará as pontuações  à parte referente aquilo que impede o desenvolvimento de um bom trabalho ”, enfatizou.

Nas unidades escolares, acontece o mesmo processo com a participação dos professores, pais, alunos representantes de sala e do grêmio estudantil.

Alessandra Fernandes da Silva Cintra
























Equipe do Setor Informação e Tecnologia
Equipe da Educação e Ensino Integral
Escola Est. D. Domingos Carrerot
Escola Est. D. Domingos Carrerot
Escola Est. Professor Raimundo Gabriel de Oliveira













terça-feira, 27 de março de 2012


DRE realiza encontro presencial do profuncionário


Escrito por Ivanilde Gomes
27/03/2012

A Diretoria Regional de Ensino (DRE), por meio do Setor da Informação e Tecnologia na Educação realiza encontro presencial do profuncionário, entre os dias 27 e 28, das 14h às 18h, no auditório da DRE. Participam da formação cursistas das escolas estaduais e municipais.


O encontro trata do tema “Relações Interpessoais: abordagem psicológica das relações interpessoais”, do módulo 4. No decorrer da formação, os cursistas estudarão sobre a relação da psicologia com a educação; a psicologia do desenvolvimento e da aprendizagem; noção de estágios do desenvolvimento; temas transversais e contexto social. Dentro, ainda, dessa temática, acontecerá a palestra “relações interpessoais e influência da psicologia nos estágios do desenvolvimento humano”, com a psicóloga, do Centros de Atenção Psicossocial (CAPS), Aline Aires de Oliveira.

O Profuncionário é um curso profissional de nível médio, na modalidade à distância, tem duração de ano e meio, 20% da carga horária é realizado de forma presencial e 80% a distância, composto de módulos com formação pedagógica e específica. É um programa do Ministério da Educação (MEC) em parceria com a Secretaria da Educação.



Aline Aires de Oliveira


sexta-feira, 23 de março de 2012


Professores participam de capacitação  Tecnologia no Ensino Especial


Escrito por Ivanilde Gomes
23/03/2012

Com o objetivo de aperfeiçoar o uso das tecnologias no processo educativo do ensino especial, a Diretoria Regional de Ensino (DRE), por meio do Núcleo de Tecnologia Educacional (NTE) realiza capacitação em tecnologia no ensino especial, nesta sexta-feira, 23, durante todo dia, na sala da TV escola. Participam professores da Associação dos Pais e dos Amigos Excepcionais (APAE) e das escolas que possuem sala de recurso.

Durante a capacitação, várias atividades serão desenvolvidas, entre elas jogos pedagógicos, aplicativos de desenho, vídeos infantis e educacionais, estórias em quadrinhos. E, no decorrer dessas atividades, os professores irão descobrir como aplicar a tecnologia no processo de ensino- aprendizagem do ensino especial, conforme as necessidades dos alunos. Para finalizar a capacitação, realiza-se oficina dos softwares educacionais.

Marcou presença no evento, Araildes Pinto de Almeida, Diretora Interina; Inês Maria de Castro Garção Oliveira, do Setor de Informação e Tecnologia na Educação; Alessandra Fernandes da Silva Cintra, Setor de Desenvolvimento da Educação e Ensino Integral e Raquel Rodrigues Alves, responsável pelos Programas Educacionais.











 


               OFICINA DE TECNOLOGIA

 

Equipe da Diretoria recebe orientação referente à utilização do projetor multimídia interativo


Escrito por Ivanilde Gomes
23/03/2012


A Diretoria Regional de Ensino (DRE), por meio do Núcleo de Tecnologia Educacional (NTE) realiza em todos os setores da Diretoria orientações quanto à utilização do projetor interativo multimídia. O objetivo é introduzir o uso das novas tecnologias no processo de acompanhamento às escolas.

As orientações acontecem em cada setor, conforme a disponibilidade da equipe. No decorrer das atividades, todos recebem as orientações referentes ao uso e manuseio do projetor. Posteriormente, são apresentados os programas que já vem instalado no equipamento.

Os projetores foram adquiridos por meio de uma parceria entre Estado e Ministério da Educação, através de recursos do Plano de Ações Articuladas (PAR).

quinta-feira, 22 de março de 2012


DRE realiza capacitação para auxiliar de apoio escolar


Escrito por Ivanilde Gomes
22/02/2012

Com o objetivo de aperfeiçoar a operacionalização física e pedagógica do Programa Nacional de Alimentação Escolar, a Diretoria Regional de Ensino (DRE), por meio do Setor de Alimentação Escolar realiza capacitação para auxiliar de apoio escolar, nesta quinta-feira, 22, durante todo o dia, na sala da TV Escola.

 Durante a formação, os professores discutem como articular o trabalho pedagógico da alimentação escolar no currículo escolar.  Várias propostas abordando esta temática serão apresentadas, como produção textual explorando cardápio escolar, música e horta como instrumento pedagógico. Para orientação dessa prática, eles estudam a Portaria Interministerial número 1010, que institui uma alimentação saudável nas escolas públicas e o planejamento para aquisição e preparo da alimentação escolar.

Além disso, serão levantadas as dificuldades encontradas na prática cotidiana em relação à operacionalização do programa.



terça-feira, 20 de março de 2012


 DRE realiza reunião com diretores das unidades escolares

 Escrito por Ivanilde Gomes
20/03/2012

Estudar o perfil do líder, repassar informações pertinentes à escola, ouvir sugestões dos participantes em relação aos trabalhos desenvolvidos na Diretoria Regional de Ensino (DRE) e orientar sobre o prêmio gestão escolar 2012, é um dos objetivos da reunião que acontece entre os dias 19 e 21, na sede da Diretoria. Participam da reunião diretores das unidades escolares.

No decorrer do evento, os diretores recebem informações da equipe diretiva referente a todos os setores da Diretoria, estudam alguns conceitos sobre liderança e participam da oficina de capacitação do prêmio gestão escolar 2012. Além disso, recebe orientações quanto às estratégias utilizadas no dia “D” da mobilização da autoavaliação escolar, momento que ocorrerá em cada escola, no dia 28.

Na ocasião, o coordenador da Central de Execução de Penas e Medidas Alternativas (Cepema) de Porto Nacional esclarece sobre as penas e medidas alternativas, na qual algumas pessoas cumprem realizando trabalhos nas escolas da rede de ensino. Orienta, ainda, sobre a necessidade do acolhimento e inserção delas nas atividades escolares.


                     Oficina de Capacitação

 

segunda-feira, 19 de março de 2012



DRE cria fórum permanente de Educação e Diversidade Étnico – Racial 



Escrito por Ivanilde Gomes
19/03/2012

 A Diretoria Regional de Porto Nacional (DRE), por meio do Setor de Desenvolvimento da Educação de Ensino Integral realizou na última sexta-feira, 19, no auditório da Diretoria encontro para criação do fórum de educação e diversidade étnico – racial, cujo objetivo é trabalhar na construção de uma sociedade plural, que combata o preconceito, racismo e todas as formas de discriminação, debater políticas públicas para esta temática, bem como subsidiar o trabalho das escolas e diversos segmentos da sociedade.  

Durante o evento, a assessora de currículo de Ensino Religioso, Maria Eunete Guimarães Tavares, fez um breve histórico das Leis que estabelecem a obrigatoriedade dessa temática no currículo escolar e do Plano Nacional de Educação. Segundo ela, o movimento negro tem travado uma luta histórica contra o preconceito e o racismo, que a escola deve aproveitar a riqueza da cultura afro-descente e trazer para o currículo escolar. Destaca, “devemos criar uma postura de igualdade para se trabalhar essa temática, pois ela precisa ser incorporada no dia-a-dia da escola, nas atitudes e nas ações e não apenas num único dia em que se comemora o dia da consciência negra.”

 A representante da Secretaria da Educação, Cássia Mascarenhas Alencar, fez um relato dos avanços alcançados até hoje em relação a essa temática.

Para o representante dos direitos humanos, Ricardo Vargas Moura, “é um desafio muito grande trabalhar essa temática e muito bonito, devemos admitir que há racismo dentro de nós, porém temos de erradicá-lo.”

Participaram do evento, o Instituto Federal do Tocantins (IFTO), Grupo de Consciência Negra do Tocantins (Gruconto), Comunidade de Saúde Desenvolvimento e Educação (Consaúde), representantes da Secretaria de Educação, escolas, Comunidade de Capoeira, Associação dos Artesãos, Centro de Ação Comunitário Dom Alano Dunodai e Centro de Direitos Humanos de Porto Nacional, entre outros.

Homenagem

Na oportunidade, os participantes prestaram homenagem a um dos integrantes do movimento negro, José Iramar, que faleceu no dia 11 de março, por muito ter contribuído no movimento. 

                                                                                                        


Maria Eunete Guimarães Tavares
                                                                                                       

Homenagem ao José Iramar
                                                             












Exposição de Arte

                                    
Comissão Eleita





quinta-feira, 15 de março de 2012


Professora de Porto Nacional participa de Intercâmbio de Língua Inglesa na Escócia

 
Escrito por Ivanilde Gomes
15/03/2012

A atualização profissional, atualmente, é uma condição e uma necessidade dentro do exercício profissional. Para aperfeiçoar seus conhecimentos na área de atuação, alguns professores das escolas estaduais e da Diretoria Regional de Ensino de Porto Nacional (DRE) fazem parte da Associação dos professores de Língua Inglesa do Tocantins (APLITINS), no qual participam de encontros duas vezes no ano. Num desses encontros, houve um sorteio, a professora Eva Ribeiro Caixeta, da Escola Est. Angélica Aranha foi contemplada com um Intercâmbio de Língua Inglesa, no Internacional Association of English as a Foreingn Language ( IATEFL), que acontecerá em Glasgow, Escócia, entre os dia 19 a 23 de março.

Ao participar do Intercâmbio, a professora terá a passagem aérea, estada no país, a inscrição da conferência anual do IATEFL, no Scottish Exhibition & Conference Centre pago pelo Conselho Britânico. Além disso, tem a oportunidade de trocar experiências com outros profissionais e participar de workshop.

Para a professora Eva Ribeiro Caixeta, “é uma oportunidade de crescimento profissional, espero melhorar meu inglês com os professores da conferência, aprender novas metodologias e ao retornar pretendo aplicar o que aprendi em sala de aula.”, enfatiza.

O Internacional Association of Englis as a Foreingn Language promove o desenvolvimento Profissional e apoio aos professores da área de Língua Inglesa no mundo inteiro.

quarta-feira, 14 de março de 2012

DRE Porto Nacional orienta professores na utilização de recursos pedagógicos


Escrito por Ivanilde Gomes
14/03/2012

A Diretoria Regional de Ensino (DRE), por meio do Núcleo de Tecnologia Educacional (NTE) realiza em todas as unidades escolares oficinas pedagógicas, para orientar professores quanto à utilização do projetor interativo multimídia entregue às escolas de Porto Nacional pelo Secretário de Educação, no mês de fevereiro.

As oficinas pedagógicas acontecem em cada escola no horário do planejamento coletivo, já em algumas escolas acontecem nos laboratórios de informática do proinfo, pois possuem softwares para disciplinas diferentes. No decorrer das atividades, os professores recebem as orientações referentes ao uso e manuseio dos projetores. Posteriormente, são apresentados os programas que já vem instalado no equipamento.

Além disso, recebem orientações quanto à utilização das ferramentas de produtividade e incentivo quanto à alimentação do blog da unidade escolar, para que este seja um veículo de informação na divulgação dos trabalhos desenvolvidos nas escolas.

Os projetores foram adquiridos por meio de uma parceria entre Estado e Ministério da Educação, através de recursos do Plano de Ações Articuladas (PAR).






terça-feira, 13 de março de 2012


Equipe do Comitê Regional da DRE participa de oficina para análise do Prêmio Gestão Escolar 2012

Escrito por Ivanilde Gomes
13/03/2012

Técnicas da Secretaria da Educação realizam oficina sobre análise do Prêmio Gestão Escolar 2012, entre os dias 12 e 13, na sede da Diretoria Regional de Ensino. Participa do encontro o Comitê Regional - composto por assessoras de currículo e supervisoras.

Na oportunidade, a equipe do Comitê recebe orientações de como proceder com a análise do Prêmio de Gestão Escolar. Além de análise  dos indicadores das cinco dimensões, nas quais as escolas serão avaliadas, gestão pedagógica, resultados educacionais, participativa, de pessoas, de serviços e recurso.
 
Com  o  objetivo de sensibilizar a equipe  escolar para  autoavaliação, no dia 28 será  lançado o dia  "D" da mobização da autoavaliação. Para  organização do  evento,  as unidades  escolares utilizarão as estratégias que envolvam pais, alunos, professores, grêmio estudantil, Associação de apoio à Escola e parceiros.

O Prêmio de Gestão Escolar está na 13ª edição e tem como objetivo favorecer a melhoria do desempenho das escolas e da aprendizagem dos alunos é realizado anualmente pelo Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed). E as inscrições já estão abertas, os gestores escolares podem realizá-las até 1º de junho no site www.consed.org.br/pgeficina


OFICINA


sexta-feira, 9 de março de 2012


Professores das escolas de Porto Nacional participam do Seminário “Criança sem Racismo”


Escrito por Ivanilde Gomes
09/03/2012

Acontece nesta sexta – feira, 09, durante todo dia, na Diretoria Regional de Ensino (DRE) Seminário com a temática “Criança sem Racismo”. Participam do evento professores da rede estadual e municipal, assessora de currículo de Ensino Religioso da DRE, parceiros e Maximiniano Bezerra, da Diretoria de Educação Indígena e Diversidade da Secretaria da Educação.


O Seminário é uma das ações do projeto “Paz e Bem: Jovens cidadãos participativos” realizado pelo Grupo de Consciência Negra do Tocantins (Gruconto) patrocinado pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF). Este tem como objetivo combater o racismo e o preconceito construindo uma sociedade mais justa e igualitária.

Várias atividades estão sendo desenvolvidas, entre elas filme UNICEF do projeto; apresentação de capoeira, dinâmicas de relaxamento para saúde do trabalhador; palestras e debates, tais como diversidade étnica e cultural na escola e políticas públicas; importância da capoeira na Educação e recuperação de pessoas em situação de risco social; discriminação e preconceito no ambiente escolar: como trabalhar estas questões. Além de discussões de encaminhamentos (plano de ação).